Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A ESCOLA VIVA

A ESCOLA VIVA
Najla Wanderley Prates
jan. 14 - 3 min de leitura
020

Olhar a vida e todas as circunstâncias que vivemos de forma sistêmica permite ajudar aqueles que nos cercam, além de transformar a forma que olhamos a realidade e como lidamos com a vida. Este olhar abrange a todas as relações, inclusive as ligadas às questões educacionais.

A escola é o lugar mais importante das nossas vidas, depois da casa dos nossos pais.

A partir do lar de cada indivíduo há a possibilidade de futuro. A esperança nasce em casa, passa pela escola e se expressa no mundo do trabalho.

Normalmente as crianças entram na escola antes mesmo do seu desenvolvimento neurológico adequado. Os pais confiam à instituição escolhida a sua "joia rara” e infelizmente, a maioria das escolas é extremamente mecanicista, com características bem próximas do que vivenciamos numa linha de produção de uma indústria.

O estudante, ao frequentar uma escola, chega numa sala abarrotada de alunos. Espaço individualizado, em fileiras, com apenas um professor. É ruim para os alunos, devido a falta de atenção do tutor, e do professor, pela sobrecarga de demandas. O ambiente é insalubre, todos são prejudicados.

Penso que pais comprometidos e funcionais, quando recebem no seu lar sua melhor criação, preparam um espaço adequado e cheio de alegria, de acordo com a possibilidade da família. Porem, ao encaminhar sua cria tão amada para a escola, esta se depara com um ambiente sem beleza, sem diversão, sem atrativo, sem aconchego, sem amorosidade.

Infelizmente muito do sofrimento do ser humano tem haver com a escola. Muitos pais procuram a terapia e até a mesmo a constelação por terem seus filhos com muita dificuldade de aprendizado, com conflitos em relação a escola, de não quererem frequentar a instituição, por chorarem ao serem deixados no ambiente escolar...

São tantas questões relacionadas com a escola que os pais e os filhos procuram terapeutas para auxiliar nestas questões.

O terapeuta tem que desenvolver habilidades e recursos para acolher os pais e as crianças que passam por essas situações e deve dar suporte para transformar, sugerir soluções.

O terapeuta deve pontuar aos pais que Constelação não é apenas uma intervenção clinica, mas um estilo de vida. Nestes casos, vale reforçar que os filhos têm seus pais como exemplos: se os pais gostam de estudar, provavelmente seus filhos também gostarão e se empenharão para serem excelentes alunos; mas se os pais apenas vivem na diversão (Netflix, WhatsApp...), será difícil ver os filhos se interessarem pela vida acadêmica de forma comprometida.

Outro ponto importante é que a escolha da escola muitas vezes não é feita de forma cuidadosa pelos pais, que não se perguntam:

  • Será que esta escola é um lugar que tem pessoas felizes?
  • Será que nela eu me sentiria bem?
  • Me sentiria amado?

A escola, a família e o aluno devem andar de mãos dadas.

O portão de entrada de uma escola não pode ser o divisor de águas no processo educacional e sim, o elo de união entre todos para a busca do melhor desempenho do aluno, feliz.

Pessoas bem sucedidas estudam a vida inteira e levam a escola dentro de si para sempre.

 

I want to buy this, can't find what site it was on :(


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.