Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Carta aos Antepassados

Carta aos Antepassados
Claudia Segond
out. 29 - 2 min de leitura
000

Queridos antepassados maternos, percebo as dificuldades que vivenciaram pelas dores físicas e emocionais que sinto, sem explicações plausíveis.  

Nossa história familiar foi silenciada, não sabemos muito a respeito. Com a morte precoce de meu avô, minha avó, viúva e mãe de seis filhos pequenos, solicitou a ajuda de duas irmãs solteiras.

Essas três mulheres, a partir de então, viveram unidas na mesma casa e se apoiaram uma vida inteira, renunciando a projetos pessoais e prazeres cotidianos para dar segurança às crianças órfãs. Minha mãe era um deles.

Essas tias sempre foram muito queridas e amadas por todos. Era como se tivéssemos três avós maternas. Devem ter sofrido quando os sobrinhos foram ficando adultos e saindo de casa, pois viveram para cuidar deles com minha avó. Quando as conheci eram muito religiosas e frequentavam a Igreja.

Reconheço e agradeço os sacrifícios da avó e das tias queridas, mas preciso que me libertem desse sofrimento. Com muito respeito e gratidão, deixo com vocês os segredos e as suas dores e sigo para a vida apenas com o que é meu.

Queridos antepassados paternos, sei o quanto sofreram deixando seus países de origem em busca de uma vida mais digna. Reconheço o esforço e a determinação necessários para transformarem radicalmente as suas vidas.

Percebo que os caminhos percorridos e as escolhas realizadas envolveram momentos de extremas insegurança e medo. Honro as decisões tomadas naquelas circunstâncias.

Agradeço os valores e as orientações recebidas, mas preciso fazer minhas próprias escolhas. Com muito respeito e gratidão, peço que que não se preocupem e me autorizem a seguir com minhas próprias pernas. A partir de agora, priorizo definir e alcançar meus próprios objetivos de vida.

Honrando à nossa história familiar e reverenciando especialmente àqueles que partiram ou se sentiram excluídos do nosso sistema, viverei com alegria, saúde e paz de espírito, buscando a realização de meus objetivos pessoais.  

Transmitirei para meus descendentes o sentimento de que a vida é boa, pode ser vivida com leveza e vale a pena.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.