Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ENTENDIMENTOS - MÓDULO 5

ENTENDIMENTOS - MÓDULO 5
Ivete Bolzan
mar. 17 - 5 min de leitura
010

Reforcei a opinião sobre o quanto é importante a vida escolar.

O que lembro das séries iniciais é que a turma era multi seriada, escola rural, sentávamos em dupla numa carteira, até a quarta série escrever só a lápis, como queria que chegasse a quinta série para escrever a caneta, porém hoje prefiro escrever a lápis.

O professor fazia separação no quadro para identificar o conteúdo de cada série, lembro que quando tinha sabatina, prova, se o colega olhasse para o que eu estava fazendo para colar e eu falava para a professora, hoje entendo que isso era correto, pois é questão de cada um demonstrar o que sabia.

Lembro também que tinha horta onde plantávamos alimentos para a merenda, sendo que os alunos ajudavam a fazer a merenda.

Hoje aposentada, mas fui professora por 25 anos, para alunos da primeira série do primeiro grau ao terceiro ano do ensino médio, tive experiências em quase todas as fases da aprendizagem, hoje percebo que fiz muitas coisas boas, mas também muitas erradas, por desconhecimento, se fosse com o que sei hoje, seria diferente.

A realidade das escolas que convivi, a parte física não era muito agradável, infelizmente a mentalidade da maioria dos envolvidos é que o que é público não precisa ser cuidado.

Por exemplo quando falava para os alunos não riscar nas classes ou não colocar o lixo no chão, a resposta era:

- Tem servente para limpar.

Não se davam conta que a servente poderia fazer outra coisa em benefício deles também, como melhorar a limpeza em outras partes da escola.

Os pais também, em grande parte, não tem amor pela escola, para muitos, a escola era responsável por quase tudo, desde olhar um exame médico, alimentação, parte psicológica, educação, porém para que o aluno tenha êxito deveria ter interação e integração entre a escola e a família.

As escolas que trabalhei onde foi procurado essa integração era muito pouca a participação da família.

É muito gratificante quando encontro alunos antigos que prosperaram na vida, apesar das dificuldades encontradas, pois todos temos e a vontade de aprender prevaleceu.

Entendi também que os pais devem ser exemplos para os filhos.

Apesar de ter outra atividade profissional, fico feliz por ter persistido em ser professora , pois eu gostava,  não pelo salário, pois não compensava, mas por amor.

Como é importante estar sempre aprendendo, por exemplo, agora estou aposentada mas estudando, fazendo esse curso, estudando coisas novas, pois o saber ninguém tira de nós.

Entendi também que sistemicamente, tempo é mãe e prosperidade é pai.

Percebo que normalmente sempre fui responsável em relação ao tempo e horário, porém em relação à prosperidade não estou tão bem, pois não sei administrar muito bem o que recebo, sinto que preciso olhar e curar isso, sei que meu bisavô por parte do nono materno foi órfão de pai e mãe.

Apesar de todas as dificuldades que tive para estudar, desde trabalhar na lavoura e roça, sair de casa com 12 anos, fazer serviços domésticos, dar aula e estudar ao mesmo tempo, entendo que todas serviram para eu crescer,  aprender a ter responsabilidade em tudo que fazia.

A profissão de professora, a qual desde pequena sonhava em ser, eu me realizava com essa atividade, apesar da baixa remuneração e do pouco reconhecimento por parte da sociedade em geral.

Na aula eu esquecia os problemas que tinha.

Como era bom conviver com os alunos e com os colegas, principalmente os do noturno, por serem mais adultos.

A segunda profissão foi por oportunidade de concurso, mas também gostei de exercê-la, era bom o contato com o público, era funcionária pública municipal, na parte de fiscalização de impostos municipais, hoje estou aposentada.

Sobre meus antepassados, até onde sei eram trabalhadores rurais braçais .

Entendi também que em qualquer situação, seja da vida pessoal ou profissional, se não vai pra frente, temos que olhar o que aconteceu para trás, pois  o problema aparente demonstra que a solução está no além do aparente,  como nos explica o livro Além do Aparente da Olinda Guedes.

Percebi que na empresa atua o que atua na vida pessoal, assim como atua no presente tudo o que atuou no passado.

Finalizando, reforço a opinião de como é importante aprender sempre, estou experienciando isso.

Gratidão pelos aprendizados e com isso as curas.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.