Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FICHAMENTO DE LEITURA - Além do Aparente

FICHAMENTO DE LEITURA - Além do Aparente
Najla Wanderley Prates
ago. 21 - 6 min de leitura
010

Fazenda Canto Novo, 16 de agosto de 2020.

DADOS DO LEITOR

Najla Sobral Wanderley Prates 

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

Data: 29.07.2020

DADOS DO EXEMPLAR LIDO:

Título: Além do Aparente: Um livro sobre Constelações Familiares

Autor: Olinda Guedes

Edição:1ª  Ano:2015  

Local de publicação: Curitiba/PR

Editora: Annris


ORIENTAÇÃO PARA FICHAMENTO

1- Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

O livro traz o conhecimento divulgado por Bert Hellinger de uma forma amorosa, com uma linguagem brasileira, do nosso cotidiano e cheio de exemplos. Sinto uma vontade de aprofundar o conhecimento e aplicar no meu dia dia este olhar sistêmico proposto, enxergando o Além do que é visto pela aparência.

2 - A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. “O Mundo bom e belo só pode ser tomado por meio do olhar da mãe”.
  2. O movimento que cura o vínculo interrompido do amor é sempre na direção da benevolência e da compaixão. Quatro movimentos suspender este processo: da gratidão, de pedir, de concordar, de lamentar.
  3. Lealdade familiar é mais importante do que a felicidade. Fica para mim uma lição: “Quando a vida não vai para adiante, então vá para trás. É lá que estão o êxito, a alegria, a saúde”.
  4. “Homem deve reconciliar com mãe para assumir o seu lugar, andar, zelar e prover/ Mulher deve reconciliar com o pai para aceitar ser cuidada, protegida e amada”.
  5. “Os pais não são amigos dos filhos, ou seja preservam sua intimidade, medos, preocupação e segredos”. Pais se enfraquecem quando os filhos são confidentes/ filhos se enfraquecem quando querem consertar os pais.
  6. “Todo amor em nós vem dos pais, dos antepassados/ Todo amor parte de nós para todos os outros relacionamentos (conjugal, profissional, fraternal)”.
  7. “Um cônjuge não deve ter a pretensão de mudar o outro, isso é o que faz ruir qualquer relacionamento. Quando queremos mudar alguém, significa que pensamos que esta pessoa é errada, isso desonra a família a que pertence porque ao criticar, ao querer mudar, desonra a família de origem de seu parceiro”.   Relacionamento conjugal é uma oportunidade de crescimento e só os adultos são capazes de decidir por conhecer, cuidar e caminhar lado a lado.  
  8. Sintoma é uma benção. “Um sintoma é apenas uma oportunidade de incluir, de equilibrar o dar e o receber e de ordenar”. “Escutar o corpo” . Muitas vezes, por “imagens” que são acompanhadas por sensações, percepções auditivas...   
  9. “Quando recebe o que precisa... acontece o milagre, tudo muda e o sintoma desaparece, integra o eu, fortalecendo por meio do espírito... Sinais de milagre” por meio de saúde, rejuvenecimento, vitalidade, disposição... Oportunidade de cura para o sistema. Cura o sistema por meio do indivíduo.
  10. O trabalho serve a profissão. Ou seja, 1º trabalho e depois a profissão/ O dinheiro é uma energia/ Ordem do sucesso: tomar os pais, estar a serviço da vida, confiar que é de graça.   

3 - Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia)

 O cuidado para não julgar o indivíduo, ele é fruto de uma consciência coletiva do seu sistema e nele se encontra todas as memórias do sistema.

No capítulo XXIII - AS DIVERSAS DINÂMICAS QUE ATUAM NA ALMA, pág. 194 “A consciência coletiva é a consciência arcaica que simplesmente se mostra por meio da pobreza, da infelicidade ou da doença. Ela não é justa e nem injusta, ela é. Ela impera e ela exige, não tem negociação. Na consciência individual pensamos que somos livres, porém as ordens do amor dizem que antes de sermos livres, somos leais. Lealdade, aqui, significa eu junto com você, eu carrego com você”.

4 - O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Em surge um maior desejo em obter um olhar mais sistêmico do dia dia. 

5 - Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

  • Evitar julgamentos
  • Enxergar a família do meu marido com mais amorosidade
  • Agradecer a vida. Entender que ela é de graça.
  • “Tomar “ meus pais todos os dias.
  • Evitar cobrar “sucesso” dos filhos. Respeitar seus movimentos e o tempo de cada um.
  • Agradecer todo dia minha rotina, a dedicação que tenho com o trabalho e reconhecer que o sucesso que alcanço na profissão é fruto de merecimento.
  • Curar por meio da meditação e reflexão.

6 - Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria à ele?

Olinda querida, li o seu livro fazendo um resumo no meu caderno, foi mágico! Por meio da leitura, senti as flores que você oferta todas as vezes que nos diz: “um abraço feliz e florido” e elas foram acolhidas pelo meu coração em cada pagina que eu folheava. Certamente esse livro foi escrito com  muita amorosidade. 

Eu sinto o perfume e vejo as cores belas que posso colher no meu caminho! Sou grata a você.

7 - Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

  • Gostaria que meus filhos lessem e tivessem a oportunidade de ter um olhar sistêmico na vida, como mãe sei que eles o farão. Estão encantados com a leitura porque eu li muitos trechos para eles.
  • Vou sugerir a minha Nora, Vívian. Ela e Heitor, meu filho, estão começando uma nova etapa nas vidas.
  • Tenho vontade de sugerir a minha mãe porque eu sei que ela pode ser muito feliz e pode se curar de tanta dor física. 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.