Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fichamento do livro "Meu trabalho. Minha vida"

Fichamento do livro "Meu trabalho. Minha vida"
Rosimery Siqueira
nov. 5 - 7 min de leitura
000

DADOS DO LEITOR

Nome completo: Rosimeri Aparecida Siqueira

Curso: FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS – com Olinda Guedes

FICHAMENTO 2 - MÓDULO 1

E-mail: meridallarosa02@gmail.com

Data: 02/11/2020

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: “MEU TRABALHO. MINHA VIDA”

Autor(es): BERT HELLINGER.

Edição: 1ª. Edição

Local de Publicação: São Paulo

Editora: Editora Cultrix. 2020


1. Mensagem global do autor.

Ler a biografia de Bert Hellinger, vai muito além de tomar conhecimento sobre a vida de um grande homem que desenvolveu a constelação sistêmica, ao ler pode-se tomar nota de fatos ocorridos na segunda guerra mundial vista pelo olhar de quem a viveu. Possibilita também a reflexão de alguns conceitos e doutrina da igreja católica, igualmente narradas pelo viés de alguém que tem propriedade sobre o assunto.

Conhecer a vida deste tão grandioso autor de mais de 100 livros, leva o leitor a olhar com olhos compassivos para a humanidade e com confiança e gratidão para a terapia sistêmica, faz com que o terapeuta tenha mais confiança no seu trabalho, pois pisa em terra firme, e diria mais, não existe a possibilidade de entender na sua essência a terapia sistêmica se não começar por essa obra, ao ler o terapeuta sistêmico tem embasamento na teoria para desenvolver sua prática e manter viva a memória, a energia presente no universo de quem tanto a amou Bert Hellinger.

2. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. Dar importância para as grandes e pequenas coisas da vida;
  2. Acreditar em si mesmo;
  3. Tornar a teoria sistêmica um estilo de vida;
  4. Olhar para o passado com gratidão;
  5. Respeitar e entender os sentimentos e atividades dos seres humanos despida de preconceitos e julgamentos;
  6. Fazer de cada momento da vida um grande aprendizado;
  7.  Ter como orientação de vida as palavras: pertencimento, reconhecimento e ordem;
  8. Valorizar e respeitar o que traz consigo cada ser humano, ter olhar atento para ver além do aparente;
  9. Estar em harmonia consigo mesmo ainda que em meio as situações impostas pelas escolhas tomadas;
  10. Desenvolver o trabalho sistêmico com amor e gratidão ao universo, a Deus nosso criador por permitir que o trabalho de cura e de luz desenvolvido por minha avó materna continue através de mim.

3. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Para responder está questão vou me valer de alguns trechos da obra que explica de forma simples e objetiva e ilustra a forma como estou atuando no meu dia a dia como uma mulher sistêmica a qual agora me reconheço, sendo o primeiro:

[...]

“Na verdade, a constelação familiar clássica ocorre de maneira muito simples.” Pag. 131, ou seja, através de conversas, de questionamentos, de relembrar, de reviver momentos esquecidos da própria vida ou das pessoas envolvidas na problemática em questão. Assim, de forma simples constelei meu sobrinho que sofre de enxaqueca.

Também aponto outros trechos como pontos a serem tomados e retomados ao longo dos estudos e da atuação como profissional terapeuta sendo:

[...]

“Aquilo que conseguimos fazer de um modo que sirva à nossa vida e à alheia é um sucesso permanente. Com essa realização, a vida é mantida e transmitida. Temos orgulho desses sucessos? De uma boa maneira, sim. Os pais têm orgulho dos filhos, e quando realizamos bem alguma coisa que trará bons frutos também ficamos orgulhosos. Nesse caso, o orgulho é a felicidade mostrada externamente por termos servido à vida de uma boa maneira. Esses sucessos são permanentes, pois a vida continua com eles.”  Pag. 130

[...] uma ajuda para a vida, pois aquele que irá constelar quer esclarecer algo para si mesmo — por exemplo, quer descobrir as possíveis razões para uma doença, para as dificuldades no relacionamento com o parceiro ou para o que o impede de ter sucesso na vida.

[...]

Na verdade, a constelação familiar clássica ocorre de maneira muito simples. O condutor da constelação escolhe representantes para a família do cliente, e este os apresenta a um grupo em sua relação uns com os outros. Em alguns casos, o cliente também escolhe os representantes. De repente, os representantes se sentem como as pessoas que representam, sem conhecê-las nem receberem qualquer informação sobre elas. Às vezes falam com a voz delas e apresentam seus sintomas. Por exemplo, começam a tremer ou já não ouvem nem enxergam direito. Pag. 131

E ainda o trecho a seguir tomo para mim como tomar emprestado ou melhor, o aceito como doação do autor a minha vida:

[...] “Nunca poderia sonhar que um dia aquilo que chamo de “ajuda para a vida” seria praticado no mundo inteiro e que com ela eu pudesse ajudar tantas pessoas, realizar-me com felicidade e profunda gratidão por meu destino.

Quando nos sentimos especialmente bem-sucedidos? Quando aquilo que empreendemos serve à vida. Nesse sentido, o maior sucesso é um filho e, mais tarde, tudo o que o torna apto para a vida, até que ele possa transmiti-la.”

Assim, com amor, compaixão e gratidão desejo seguir transmitindo tudo o que aprendo a todas as pessoas que desejarem e estiverem abertas a receber.

4. O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Levarei gravada em meu coração e em minha mente a seguinte frase dita por Bert Hellinger: “Aquilo que conseguimos fazer de um modo que sirva à nossa vida e a alheia é um sucesso permanente. Com essa realização, a vida é mantida e transmitida.”

5. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Assim como o autor desta teoria, vou buscar compreende-la, estudar, ler atentamente cada obra, desenvolver meu trabalho com dedicação confiança e simplicidade.

6. Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria à ele?

Ousaria dizer que percebi que carregou ou arrastou o sentimento rejeição da família, especialmente da sua mãe para sua vida profissional por um largo tempo, pois percebi que pelos mais diversos motivos suas ideias foram rejeitadas, ou não aceitas, e creio que não podia ter sido diferente. Mas diria também quão grande admiração tenho pela sua persistência em seguir com seus objetivos de vida sempre atento a sua intuição.

7. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

A todo ser humano que busca compreender a vida;

A todo terapeuta, pois certamente ampliar a muito mais sua percepção de mundo;

A todo historiador curioso e interessado em conhecer alguns fatos históricos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.