Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - M8

FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - M8
Tatiana Angelo
fev. 4 - 2 min de leitura
010

O módulo trata das ordens da ajuda.

Para cuidar do ser é preciso ter métrica. As ordens de ajuda: só pode oferecer aquilo que se tem e só pode pedir aquilo que realmente necessita; deve-se tomar a realidade como ela é, considerando as circunstâncias; deve-se tratar o outro como adulto, a ajuda acontece de adulto para adulto; quando ouvir a queixa não considerar só no aqui e agora, observar todo o sistema; dar um bom lugar no coração para a pessoa e seu sistema. 

Cuidar do ser: quem se importa serve e só serve quem se importa.

Tudo que se observa na interação com o cliente (cliente e o todo) são sinais que fazem parte da Constelação. Deve-se observar desde o agendamento (como esse se deu). Durante a intervenção, o modo como o cliente age também é indicativo do problema.   

O comportamento do cliente nos diz mais que suas palavras.

As nossas palavras são a ponte entre o estado atual do cliente e o estado desejado. Ajudam o cliente a chegar ao resultado desejado no menor tempo possível, com o menor sofrimento necessário. Não são frases prontas, mas são frases que tem métrica, coerência entre o estado atual do cliente e o estado desejado, com aquilo que ele coloca como seu contexto e ainda ter sintonia com aquilo que ele está experimentando naquele momento.  

As frases de solução nascem do coração do terapeuta para o coração do cliente. Por isso um bom constelador precisa ler poesias e fazer metáforas.

Sempre que terminar uma constelação deve-se perguntar para o cliente como ele está. Checar se aquilo que ele esperava é aquilo que recebeu. Para encerrar a constelação o cliente precisa estar bem e feliz. Diga ao cliente o que ele pode fazer na sequência (tarefas), com o objetivo de ajudá-lo a sair dos seus emaranhamentos sem sobrecarregá-lo. 

Cura é jornada.

Use uma plataforma digital que você e seu cliente estejam familiarizados. Não interrompa as emoções dos seus clientes. Avise-o para que tenha lenço, água ou chá e que fique num lugar calmo e iluminado. Ele também precisa te ver (estado de presença). 

Facilite tudo para seu cliente.

Constelação é profissão sim, mas acima de tudo é estilo de vida. 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.