Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IMPRESSÕES

IMPRESSÕES
Maria Tereza Sarote
fev. 10 - 4 min de leitura
010

Este módulo nove foi o que considerei mais denso e mais profundo.

Muito esclarecedor para quem ainda não é um constelador sistêmico. Percebi que fui mudando aos poucos meu mindset, começando a olhar em torno de mim e a forma como meu corpo e meu psiquismo reagiram às constelações realizadas. Muitas vezes tive necessidade de tomar um banho para repor ou transformar energias, senti dores pelo corpo e principalmente melhorei minhas relações com quem convivo.

Percebi a distância e a proximidade que deveria manter com cada uma delas. Ao mesmo tempo, observando as constelações, fiquei assustada em alguns casos com o tamanho do sofrimento das pessoas. Sofrimentos que se repetem e que as mulheres, principalmente, aguentam.

Também me surpreendi com a facilidade com que os representantes entram na energia e conseguem ajudar o constelando. Soube de outras formas terapêuticas que desconhecia, por ocasião da dificuldade com "nossa pequena Nina". Quanta ajuda!

É claro que na parte teórica me questiono várias vezes e ainda o faço.

"O sistema familiar é justo e perfeito, todos devem ser incluídos." Foi difícil admitir que pessoas que eu queria excluir, eu deveria fazer ao contrário. Ao mesmo tempo fui compreendendo que elas passaram no sistema para nos ensinar algo e a rejeição é uma energia que não nos ajuda, mais fácil acolher.

Aceitar os fatos e as pessoas como elas são é uma das tarefas mais difíceis e trabalhosas. Queremos ser controladores e poderosos e achamos que sabemos o que é melhor para os outros.

Este módulo contextualizou para mim o pertencimento e pude ver todo o encordoamento do passado. Fui em busca de mais informações além da terceira geração, me senti mapeando a família através dos antepassados e me colocando no lugar deles, no tempo adverso em que viveram, nas dores, perdas e traumas que compartilharam. Compensação e ordem foram fundamentais para meu entendimento.

Que maravilha poder trocar, compensar e ainda manter a hierarquia.

Pude esclarecer também as doenças mentais que afetam a família em que vivo, mesmo sabendo que os traumas pelos quais passaram, respingaram no aqui e agora e que algo pode mudar. Mas que trazem psicoses e outros transtornos para os sistemas atuais. Quanta luta para que a vida chegasse até aqui.

Quão sensíveis são alguns componentes do sistema capazes de carregar a dor de tantas gerações. Chega a dar uma dor física no coração. A nossa gratidão será eterna. Constatei que as palavras e frases podem e devem criar um vínculo entre terapeuta e cliente, e que frases e palavras tem seu papel na cura, corrobora o que eu já praticava nos meus atendimentos. Foi gratificante. 

Na minha trajetória em consultório que começou há 30 anos e 20 de terapia sistêmica, sempre me preocupei em proporcionar um ambiente de acolhimento e aconchego para receber as pessoas que me procuravam. Elas encontraram um ambiente calmo, leve, com quadros que remetiam a paz e a tranquilidade. É uma reverência que faço à dor emocional. Mesmo agora on-line , faço questão de ter um fundo que diga algo e que seja sempre o mesmo, respeitando o sentir do cliente.

Pertencimento, ordens do amor, ordens de ajuda, biografia do Bert Hellinger, um bloco recheado de teoria e bons ensinamentos expostos de forma segura e capacitada pela professora.

Agora é estudar cada vez mais e desfrutar da sabedoria de quem está há  anos se aprimorando.

Gratidão hoje e sempre.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.