Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mentoria pra quê? Pra quem?

Mentoria pra quê? Pra quem?
Susy Guedes
mai. 29 - 6 min de leitura
030

Nestes dias de isolamento social tantas novidades surgiram como iniciativas saudáveis para aproveitar o tempo e também reinventar a vida e os modos produtivos. Dentre essas "novidades", uma palavra surgiu: mentoria. 

O que é isso? Será útil para mim? Quem precisa de mentoria? É mais um modismo? Ou uma necessidade? 

Pensando aqui no que entendo que seja mentoria, com base na minha experiência de professora por 33 anos, servindo a pessoas de todas as idades, e também a colegas professores, resolvi colocar por escrito, as reflexões que me ocorreram.

Mentoria não é apenas uma palavra bonita, mas um conceito, uma prática.

Fundamenta-se no princípio de que alguém que precisa aprender algo e se tornar primoroso no ofício, que deseja se tornar também um mestre, procura quem tem longa experiência na área e pede para aprender com ele. Vai tomar lições com quem domina o assunto, não apenas como quem aprende receita de bolo, mas vai estar "aos pés do mestre", para absorver seus ensinos, sua maestria... 

O mentorando encontra no seu mentor o suporte para gerenciar o próprio aprendizado, aprimorar a performance.

As visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria de seu mentor, lhe provocam e inspiram para que venha se tornar a melhor pessoa, o melhor profissional que possa vir a ser. Tais premissas não se adquirem em um único encontro, tampouco seguindo nas redes sociais, em curtidas e compartilhamentos. 

É verdade que, trocando mensagens instantâneas, participando de grupos no whatsapp, fazendo lives etc, um verdadeiro mestre consegue inspirar muitas, milhares de pessoas. Todavia, para ensinar de modo focalizado e sistemático, se faz necessário um tempo extensivo e em dedicação exclusiva com seus aprendizes, discípulos ou mentorandos, como queira chamar. A esse tempo dedicado, extensivo e exclusivo, pode-se chamar programa.

Um programa de mentoria pode ser individual ou em grupo. No formato individual demanda um investimento substancioso, porque equivale a ter o Mentor somente para si em um encontro reservado. Para muitos que verdadeiramente querem, porém estão ainda em estreita limitação econômica, tal modalidade fica inviável. 

Um programa de mentoria em grupo apresenta vantagens para todos, porque possibilita a otimização, tanto do tempo dedicado, quanto do valor investido. Isso porque aprender participando da mentoria dada para outros e não somente para si, aumenta de modo exponencial o aprendizado. Aqui vale aquele ditado:

"Caminhando sozinho pode-se chegar mais rápido, porém caminhando junto, é possível ir mais longe!"

O Ampla Visão é um programa de mentoria clínica para terapeutas de sucesso. Olinda Guedes criou esse programa exatamente para tornar acessível a tantos terapeutas que a procuram pedindo uma dica aqui, uma opinião ali, uma análise de caso acolá e, por vezes, não há tempo nem condição de atender a tantos desse modo. 

Por outro lado, é imperioso considerar os três princípios sistêmicos que regem a vida: pertencimento, ordem e justiça. Colocar sua profissão a serviço sem levar isso em conta, é uma violação, de ao menos dois, desses princípios. 

O respeito à ordem significa reconhecer o lugar certo de cada um, tanto no tempo quanto no espaço. Logo, há um lugar certo para a mentoria, onde mentor e mentorandos se encontram para esse exercício. O princípio da justiça pede o equilíbrio entre o dar e o receber.

A entrega de um tesouro tão valioso quanto é o saber de experiência feito nos anos seguidos da prática dedicada e atenciosa de um ofício, requer a devida retribuição, para que se estabeleça o equilíbrio. 

Somente quando os princípios sistêmicos são respeitados é que a abundância flui, a prosperidade acontece.

O programa Ampla Visão tem este nome para definir sua missão - enxergar longe, o mais longe que a vista possa alcançar, o horizonte, a utopia e caminhar nessa direção. Movimento esse que faz acontecer o sucesso. 

Porque quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.

Portanto, se alguém se inscreve para um programa de mentoria, estabelecido em encontros mensais com investimento também deste modo, na expectativa de ter, no primeiro encontro, sua pergunta respondida, sua questão resolvida, e se não aconteceu, então se queixa por isso... deve ter ocorrido um equívoco na escolha do produto... 

Essa pessoa não está precisando de um programa de mentoria, está apenas querendo ter uma pergunta respondida ou uma questão pontual a ser resolvida. Talvez seja, então, melhor fazer um encontro exclusivo com o mentor, investir o valor que ele irá cobrar e pronto. 

- Ah... mas eu não tenho condição... é tão caro!! 

- Ora, pois... Talvez você, na verdade, já esteja satisfeito com sua performance, já alcançou o sucesso que deseja e, então não precisa de um mentor. Pode ser também que a resposta que está buscando não seja tão essencial assim pra sua vida. Melhor será, então, investir em algo de que realmente você precisa e que vai lhe deixar contente. 

Como disse alguém: 

- Para ir comprar frutas e verduras na quitanda que fica a duas quadras da minha casa, um carrinho de feira é o suficiente, não preciso de uma ferrari, nem mesmo de um fusca.

Mentoria não é programa de perguntas e respostas. Um mentor ajuda o mentorando a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas.

Um mentor conduz reflexões com amplitude e profundidade, para identificar e discutir questões éticas. 

Enquanto compartilha, exemplifica, guia, aconselha, dá suporte e auxilia no networking, o mentor também desafia seus mentorandos a pensar e criar formas de fazer melhor as coisas certas. 

Como visto, um processo de mentoria acontece ao longo do tempo, por meio de encontros seguidos para conversas entre o mestre e seus discípulos.

Mentoria é aparentemente simples, mas tem o poder de mudar destinos. 

------------------------------

Quer saber mais sobre o Ampla Visão - Mentoria Clínica para Terapeutas de Sucesso?  Fale com Mari Amatti: https://bit.ly/WhatsMariAmatti 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.