Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

QUERIDOS ANTEPASSADOS INDÍGENAS

QUERIDOS ANTEPASSADOS INDÍGENAS
Patty Nezi
nov. 3 - 3 min de leitura
020

Por tanto tempo eu soube que era sua descendente, mas não busquei informações e agora, ao mesmo tempo que estou fazendo esse curso e aprendendo a viver constelando, simplesmente todas as informações vêm até mim. Por meio de parentes contando histórias ou até mesmo documentos que apareceram.

Minha avó Rosa era chamada de “bugra” pela família do meu avô, mas nunca entendemos muito isso, assim como diziam que a mãe dela era índia, e era mesmo, mas ela era também filha de índio com branca. E justamente por isso, não tinha registro do pai nos documentos. Mas ganhou o sobrenome de Ribeiro (do ribeirão, do rio).

Hoje eu sei que chamar de bugre ou bugra é muito pejorativo, e quer dizer não cristão, estrangeiro, selvagem ou inculto. Muito do preconceito que senti onde vivo reconheço no que vocês viveram.

Agora eu encontro um lugar para meu tataravô, meu tataravô que pelas minhas pesquisas foi do povo Kaingang, e foi o amor da minha tataravó Marcília. Ah, como sinto amor profundo por vocês e reconheço vocês agora. Como deve ter sido difícil viver tudo isso. Minha bisavó Anna, a filha de vocês,  ensinou todos os alimentos indígenas que comemos na minha família, a ralar mandioca para cozinhar, os chás de ervas para doenças. Reconheço tudo daqui. Minha avó Rosa tão amorosa, calma e serena transmitiu à minha mãe e ela a mim.

Agora entendo o porquê de sempre ser muito boa para subir em árvores, e explica o susto que tivemos com a  Victoria, minha filha, que com quatro anos assustou as professoras quando subiu no telhado da escola!!!

Eu vejo o quanto sofreram. Soube que minha bisavó Anna filha de vocês criou a irmã recém-nascida, quando minha tataravó morreu no parto. Criou a irmã junto com minha avó Rosa que também era recém-nascida.

Minha bisavó em homenagem deu seu mesmo nome, Marcília.

As duas cresceram juntas, com muito amor. Que peso carregar tudo isso. Penso que a depressão da minha mãe tenha a ver com essas faltas. Com a tristeza que não pôde ser vivida. Eu agora reconheço vocês todos.

Eu sinto muito pelo sofrimento de vocês, pelas situações que passaram e até mesmo discriminação. Eu amo muito vocês e vou permitir que a energia de vocês se expresse em mim, energia de amor. E não vou sofrer mais por vocês me perdoem.

Queridos antepassados, agora eu estou no lugar certo, eu sou uma de vocês, e sou única, sou sua descendente, e o melhor de vocês agora está em mim. Porque agora eu tenho consciência e me liberto de todos esses padrões.

Sinto essa força em mim e posso ser feliz agora.

#mod02 #indigena #antepassados #preconceito #amor


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.