Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

É ENSINANDO QUE SE APRENDE, INCLUSIVE A SER MAIS HUMANO

É ENSINANDO QUE SE APRENDE, INCLUSIVE A SER MAIS HUMANO
Diandra Terezinha Gomes
fev. 9 - 3 min de leitura
030

Estou simplesmente encantada com este módulo, falar sobre educação é minha paixão.

Na verdade estou sempre falando sobre educação, faz parte de mim, da minha vida, é meu orgulho.

Desde muito pequena, minhas memórias são de brincar de dar aulas, eu chamava as crianças da rua e quando não podia dava aula para as plantas. Eu era uma professora muito brava, gritava muito, e sempre dizia que quando fosse professora de verdade seria exatamente assim.

Como é a vida, não é mesmo?

Hoje sou professora de educação infantil e muito elogiada por todos os meus colegas por falar sempre baixo, em tom suave. Meus alunos sempre me ouvem mesmo falando tão manso. 

Meu avô serviu o exército e depois foi professor por um tempo, ele tinha muito orgulho ao dizer que era professor. Não teve tempo para me ver atuando em sala, mas tenho certeza que ele estaria satisfeito de me ver ensinando.

Eu realmente sou muito feliz com o meu trabalho, eu também me formei em psicologia e por vezes as pessoas me cobram quando trabalharei na área.

E eu digo:

Eu já estou trabalhando na minha área, mas quem sabe um dia eu também exerça a psicologia.

Eu realmente concordo com o que Olinda diz sobre o método tradicionalista, mecanicista das escolas. É isso mesmo, a única preocupação são os conteúdos e de forma geral. As escolas são pouco atrativas, pouco prazerosas, há pouca beleza. Quem sabe se fôssemos reformar nossas escolas, colorir, fazer lindos jardins, lindos espaços para interação, talvez aos poucos a mudança na forma de ensinar também pudesse acontecer, onde alunos e professores pudessem realmente ter um relacionamento fraterno, amoroso e empático.

Como é importante também notar como as escolas tem influência para além dos muros, principalmente no trabalho, para que as pessoas se tornem funcionais. Realmente percebemos a importância dos professores honrarem e respeitarem a família dos seus alunos, compreendendo que cada ser é único e que vem com uma bagagem, que trabalha para um sistema.

Talvez assim o ensino e a aprendizagem se tornassem uma tarefa mais fácil.

Este módulo nos faz pensar em muitas coisas, quando Olinda fala sobre o dinheiro, me pego pensando como posso melhorar, como posso tomar ainda mais o amor dos meus pais.

Um passo de cada vez, compreendendo, respeitando, agradecendo e transformando, e assim como vimos no módulo, se encontramos problemas para seguir em frente é necessário olhar para trás, para todas as histórias que vieram antes.

Gratidão por tanto conhecimento.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.