Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Módulo 3 - Equilíbrio entre o dar e receber

Módulo 3 - Equilíbrio entre o dar e receber
Angelique Grunewaldt Pimenta
set. 15 - 2 min de leitura
000

O que é o equilíbrio entre o dar e receber?

Nesta aula sistêmica aprendemos com a professora Olinda qual a importância do segundo princípio sistêmico no relacionamento conjugal.

Como a mentora Olinda ilustra este fundamento, significa quando estamos juntos com alguém que queremos bem, então devemos cuidar desta pessoa para que ela se tornar cada vez mais feliz.

Logo, se um casal no qual ambos estão felizes com eles mesmos e ainda proporcionam mais felicidade ao outro, com certeza que será um relacionamento duradouro.

Neste sentido, a orientadora Olinda adverte que em um relacionamento devemos procurar uma pessoa generosa e que tenha interesse de trazer felicidade para a nossa vida e sem dúvida a mesma coisa vale para nós: precisamos ser generosos e ter interesse no bem estar deste ser amado.

Contudo segundo a professora Olinda, na hipótese de nós estarmos em um relacionamento em que somente nós nos preocuparmos com a felicidade do outro ou no caso contrário onde nós não valorizamos o cuidado e carinho da outra pessoa, não devemos mais continuar esses tipos de relacionamentos. Assim, deve-se mudar de comportamento se conseguir entender o erro ou seguir caminhos separados.

Portanto, como a orientadora Olinda explica, para o relacionamento dar certo, ser feliz e duradouro é imprescindível a reciprocidade na generosidade. Deste modo, nosso carinho e cuidado está na mesma medida que o amor recebido da outra pessoa. O nosso amar e zelar precisa ser proporcional ao recebido.

Então, como a mentora Olinda exemplifica, um relacionamento entre uma pessoa carinhosa e uma pessoa carente está predeterminado a fracassar. A pessoa carinhosa sempre vai ser demandada e sugada. Sua energia amorosa é despendida em vão, pois a carência da outra pessoa nunca será suprida.

Assim, a professora Olinda ressalta que em um relacionamento disfuncional no qual um faz mais que o outro, estas pessoas precisam ir para a terapia e buscar a cura.

Este passo em direção a uma solução pode até garantir um futuro feliz para os indivíduos envolvidos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.