Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SINTOMA COMO CAMINHO

SINTOMA COMO CAMINHO
Sonia Angelo
nov. 24 - 2 min de leitura
000

Nesse módulo todos tivemos a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos à respeito das doenças e de mudarmos radicalmente conceitos antigos, os quais nos direcionavam à eliminá-las. A percepção de que a doença é uma jornada para a luz é totalmente nova na nossa experiência humana.

A visão mecanicista de saúde no mundo contemporâneo nos direciona ao tratamento de conflitos emocionais por meio de medicamentos que atuam mascarando, adormecendo ou anestesiando sintomas, os quais, fatalmente, emergirão de tempos em tempos, com intensidade potencializada até à somatização, como forma de solucionar um conflito, uma exclusão ou mesmo de dar luz à questões ocultas em nossos sistemas familiares.

A compreensão de que não somos partes e sim unos, corpo e alma e que devemos agir e viver em consonância com ambos ficou muito clara nas aulas, conteúdos e obras lidas. Cada vez que entramos em dissonância com os sentimentos de nossa alma, ferindo nossa essência, nosso corpo responderá adoecendo.

Não há cura física separadamente. É uma grande ilusão nos percebermos separados do universo, da família, da comunidade, do todo. Para chegar até a cura é preciso entender a que o sintoma se presta. O que esse sintoma quer nos mostrar? A doença e o sintoma estão à serviço da vida, da paz e da reconciliação. Somos todos elos de uma corrente e a cura só acontece se todo o sistema estiver em harmonia.

Adoecemos muitas vezes por um amor inocente, por fidelidade, por identificação com acontecimentos do passado e a todos esses movimentos denominamos emaranhamentos. Também adoecemos por dinâmicas pessoais quando nos recusamos a dar um passo adiante por medo ou quando dizemos sim, quando na verdade nos negamos a dizer não. O corpo fala quando a alma se cala.

Na terapia com Constelações podemos auxiliar o nosso cliente a olhar para a sua doença ou sintoma, trazendo para ele a compreensão do essencial.

Muitas vezes só esse movimento será o suficiente, principalmente nas doenças crônicas e incuráveis. Tocar sua alma para que haja aceitação é algo libertador para o cliente e o maior objetivo do constelador.

Muitas vezes a cura física não poderá ser alcançada, porém os movimentos da constelação levarão o cliente a experimentar alívio em seus sintomas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.