Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que o tempo cura?

O que o tempo cura?
Simone Belkis
jun. 17 - 2 min de leitura
010

Um dos ditos mais populares que conhecemos é: "O tempo cura tudo". Eu não acredito nisso. E qualquer pessoa que costume se autoavaliar irá concordar comigo. Eu acredito que como somos seres mutáveis e as mudanças só ocorram na linha do tempo, isso possa parecer que até faz sentido. O tempo realmente muda as coisas, ele nos envelhece e nos amadurece. 

Mas, a dor só se cura quando olhamos para ela. O que o tempo faz é tornar a memória da dor um pouquinho mais suportável, desde que você não se concentre nela e se distraia com outras coisas. E é normal estarmos sempre distraídos, já que somos estimulados o tempo todo por um mundo veloz. E, também, contam os mecanismos de defesa como negação, projeção e outras sabotagens que costumamos utilizar para negar a dor.

Então, o que o tempo cura? Na verdade, ele é a garantia de podermos nos curar, sempre precisaremos dele para realizar processos que serão longos, conforme o tamanho da dor, e o quanto de tempo já gastamos em aumentá-la com culpas e acusações. 

O tempo não cura nada, mas é fundamental para que possamos buscar respostas, para que passemos pelas fases do luto, para que conquistemos maturidade, para que entendamos os motivos dessa dor.

Portanto, não espere o tempo resolver por você, mas conte com a paciência dele para resolver qualquer tipo de dor, porque a cura existe, embora o tempo não seja o curador.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.