Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Sandra Regina Dias Amorim
fev. 1 - 3 min de leitura
010

Que bom que cheguei a esse módulo. O conteúdo completou uma lacuna que eu trazia, a de querer sempre ajudar até sem o outro pedir.

As ordens da ajuda são compostas por cinco métricas:

  • Eu só posso oferecer o que tenho e só devo receber o que preciso. E também só posso entregar o que o outro precisa. Aqui já faço uma observação. Só nessa premissa eu retirei de mim a crença limitante da capacidade. Aqui aprendi que o que tenho em mim tem muito valor para o outro. Preciso confiar que o que eu recebi é suficiente. Derrubei a crença que eu tinha que dar sempre mais e tomei posse da justa medida do necessário.
  • Tomar a realidade tal como é. Para ser um bom constelador, é preciso aprender a ouvir, apurar os sentidos e olhar o todo e não só a queixa.
  • Considerar o outro como adulto, amadurecido, como grande. Assim ele também me verá dessa forma. Ver o cliente como o dono do seu destino. Só vou até onde ele me permitir. 
  • O constelador precisa estar ao lado de quem, contra quem se tem uma queixa. Ou seja, olhar todo o contexto do sistema para que sejam desfeitos os maus julgamentos e se conquiste a paz. “Toda moeda tem dois lados”.
  • Só posso ajudar o outro se eu der a ele e ao seu sistema um lugar em meu coração. Sem julgamentos.

Diante de tudo isso, dessa beleza de entendimento. Meu coração se aquieta e palpita em poder viver tudo isso.

Muita gratidão a Deus pela permissão de viver e de poder servir.

Começamos a servir nosso cliente no momento do seu agendamento, observando sua fala, suas atitudes e sendo simpático com ele. A partir de então, desse primeiro contato começamos a constelar, e tudo conta. Tudo precisa ser olhado para ser visto. A insegurança de meu cliente pode me mostrar uma memória traumática de repressão na infância. Posso lhe dizer para fechar os olhos e dizer a seus antepassados:

Queridos antepassados não precisamos revelar nada que não temos segurança. Agora estamos seguros diante de um sistema que nos respeita. Já passou.

Veja que lindo poder começar uma sessão de constelação com esse afago ao cliente. Achei maravilhoso!

Veja que usamos uma pequena frase de solução que trouxe grande conforto. Essa é a função das frases de solução. Completar, revelar, libertar, deixar fluir o que antes não era possível.

Não podemos nos esquecer de dar atenção especial ao cliente depois da constelação. Se colocar disponível, oferecer outros processos que possam ajudá-lo, dar tarefas que reparem, que agradeçam, que reconciliem.

Em caso de atendimento online, nunca esquecer que é online, mas é real. Precisamos de contato visual, nitidez na voz, na expressão do cliente, em suas emoções.

Também prepara-se o cliente para a sessão, instruindo-o a ter lencinhos, água e  privacidade no momento da constelação.

Esse carinho foi o que eu senti como cliente da Olinda Guedes. Em todas as constelações que eu participei, me senti acolhida, admirei sua conduta, sua firmeza e sua amorosidade.

Um abraço florido e feliz pra você Olinda!

 

Villa Rauhanniemi architecture intérior design cabin terrace blog deco


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.