Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Passou tão rápido!...

Passou tão rápido!...
Susy Guedes
dez. 31 - 5 min de leitura
060

 

Há um tempo para todas as coisas.

Uma frase utilizada para consolar, para explicar o inexplicável... 
Uma frase que também nos coloca humildes diante de situações que não podemos controlar e, diante daquelas sobre as quais podemos agir, nos desafia a trocar a procrastinação - vício de ficar adiando o que deve ser feito o quanto antes, pela proatividade sábia - a virtude de fazer do jeito certo, o que deve ser feito.

O único tempo que temos se chama HOJE, mais precisamente, AGORA! 

Sim, a vida é feita de instantes. Somados todos, temos os períodos, curtos ou longos e, por vezes, é o que experimentamos em determinado período, que faz com que se pareça, à nossa percepção, curto ou longo. 

Sofia me disse algo surpreendente:

- Tia Susy, este ano passou que eu nem vi! 

- Mesmo, minha doçura? Que abençoada sua resiliência, Sofia! Porque lembro agora das vezes em que esteve assim exasperada, por estudar apenas online, por ficar em casa o tempo todo e se encontrar com as amigas e amigos da escola, da igreja, com suas primas, apenas online.

Nossa linda Sofia, que tanto ama as interações presenciais entremeadas de abraços, no ano em que completou seu 10.º aniversário, relatou, num trabalho de escola, que neste ano, celebrou com uma festa virtual e recebeu amigos de perto e de longe, se divertiu de um modo diferente e trocou muito afeto e carinho. 

As crianças são resilientes. Elas sabem viver o HOJE e aproveitam o AGORA, em total e perfeito estado de presença naquilo que estão fazendo, muitas vezes com um nível de abstração tal, que precisamos repetir seu nome várias vezes, em volume crescente de voz, para que nos atendam.  

As crianças carregam ingenuidade - alguns chamam isso de "inocência", que diminui à medida que os aniversários aumentam.

Crescer e amadurecer é imperioso e condição para uma sociedade equilibrada e saudável.

Entretanto, a ver pelos adultos atuais, a ingenuidade perdida não teve sabedoria crescente e suficiente em seu lugar. Um certo "pensamento mágico" continua presente. Um certo romantismo cego se manifesta, travestido de pensamento positivo. 

Quando fizemos a passagem de ano de 2019 para 2020, nem os mais pessimistas vislumbraram os desafios que haveríamos de encontrar. E assim, o tempo cronos, que segue seu curso indiferente aos fatos, prosseguiu girando a roda e, um dia após o outro, vivemos mais este ano, bissexto, e chegamos ao dia 366 de 2020. Como em todos os anos, tantos e tantos que começaram, não chegaram até esta data. E, aparentemente, em número maior neste ano do que nos anteriores. 

Neste final de ano temos visto muitos celebrando, se aglomerando, com um surpreendente e assustador descuido. Ignoram a pandemia que segue seu curso e que a mutação do vírus já se apresentou em nosso país.

O vírus viaja com os viajantes e aporta onde eles aportam...
Faz isso porque tantos não se importam! Eu me importo, e muito! Por isso, me cuido e cuido de tantos quanto me é possível. 

Ingenuidade em adultos tem outros nomes: imprudência, irresponsabilidade.

Se toleramos e compreendemos crianças ingênuas, não podemos fazer o mesmo com adultos imprudentes, que vivem de modo irresponsável, pois colocam em risco a vida de milhares e trazem prejuízos incalculáveis. 

Vejo tantos e tantos desejando a vacina - como o ser humano gosta de esperar soluções imediatas! Se com essa mesma gana com que deseja a vacina, fosse cada um saber como fazer para ter um organismo saudável e fortalecido para vencer este e outros vírus, quanto mais saúde e prosperidade teríamos! 

Você já se perguntou e foi buscar saber como fazer isso? 

A resposta certa é encontrada quando se faz a pergunta correta.

Quais bons hábitos de saúde precisa adotar para ser mais feliz, mais forte, mais próspero?

Você realmente precisa de tudo quanto pensa de que necessita? 

Suas necessidades são reais ou provocadas por ideias comerciais que sutilmente lhe sugerem "você precisa disso"?

Você se responsabiliza por suas cargas ou arranja mais do que pode carregar e sobrecarrega os demais?

Estou me aplicando de verdade a refletir de modo proativo nestas questões. 

Eu desejo que, na passagem do ano e no ano todo, sejamos apenas sensatos. Com serenidade, sejamos também realistas, para melhor lidar com a realidade; sejamos também humildes, abertos a aprender e dispostos a servir, a compartilhar o saber.

Busquemos sabedoria do Altíssimo e paremos de viver como se Ele não existisse, porque isso é realmente, a maior insensatez que um ser humano pode cometer. A soberba precede a ruína e orgulho é a causa da queda.

Vivamos de modo adulto, como sábios: têm a humildade e resiliência das crianças e a prudência responsável de quem alcança cada vez mais, maturidade e equilíbrio.

FELIZ ANO TODO!!!


 


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.