Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PRIMEIRO GRUPO DOS FLORAIS - GRUPO DO MEDO

PRIMEIRO GRUPO DOS FLORAIS - GRUPO DO MEDO
Márcia Regina Valderamos
jan. 21 - 6 min de leitura
000
  • MIMULUS (MIMULUS GUTTATUS)

Para os que sentem medos de coisas concretas; sabem a origem desse medo e para onde eles as encaminham.

  • Estado positivo: coragem de enfrentar o medo;
  • Estado negativo: medos conhecidos.

Muito indicado para as crianças e bom para os pediatras terem em seus consultórios. Indicado também para adultos que precisem enfrentar situações com prudência e coragem.

Exemplo de indicação desse floral: medo de falar em público; timidez (dinâmica sistêmica: “papai, se você não olha para mim, não valida que eu sou, eu não vou ter coragem de olhar para outras pessoas. Timidez é uma condição de espera de validação do olhar do pai em direção ao filho.”)

O mimulus pode tanto ser um remédio floral de suporte, quanto de cura, dependendo do histórico transgeracional do medo que o cliente apresenta.

  • ROCK ROSE (HELIANTHEMUM NUMMULARIUM)

É o remédio da urgência, de grande desespero, da inconsciência.

Indicado para a Síndrome do Pânico, para situações de terror, tenha ou não fato concreto para esse terror. Ajuda a sair desse estado de urgência.

Faz parte do Rescue, que é composto de 5 essências e usado para tirar a pessoa do desespero imediatamente.

  • Estado positivo: bravura, segurança;
  • Estado negativo: terror.

É um remédio floral de suporte para ser utilizado, por exemplo, por bombeiros, policiais, enfermeiros, quem trabalhe com pessoas nessas situações e para as mães terem em casa para acudir seus filhos em casos de emergência. Deve ser utilizado por, no máximo, 3 semanas, e o terapeuta deve acompanhar, investigar a origem desse terror, desse desespero para tratar a causa.

  • CHERRY PLUM (PRUNUS CERASIFERA)

Para pessoas que tem pensamentos que causam terror. Esses pensamentos são incontroláveis. A pessoa não quer tê-los, mas eles ocupam suas mentes. Esses pensamentos tem a ver com memórias traumáticas dentro do sistema. As pessoas ao redor não compreendem quem está sofrendo com esses pensamentos, pois não há nada concreto acontecendo para tal e essa incompreensão piora o estado de quem sofre com esse mal. É preciso que esses pensamentos cessem o mais rapidamente possível.

Portanto, pode ser usado como floral de suporte, para que, no máximo, em três semanas a pessoa já esteja em condições de fazer uma pesquisa junto com o terapeuta sobre as origens desses pensamentos, e, se for o caso, continuar por mais um tempo, de 3 a 9 meses, sendo usado como remédio floral de cura, juntamente com mais algum que seja necessário de acordo com os padrões do sistema.

Ele é um floral para ser usado como intervenção de urgência de emergência. É um dos 5 florais que fazem parte do Rescue.

Os psiquiatras podem utilizá-lo em situações adversas, repentinas em seus consultórios, para acalmar e ajudar seus pacientes em crise. Os bombeiros, os terapeutas, pessoas que atendem voluntariamente como os do CVV (Centro de Valorização da Vida), quando atenderem pessoas que dizem ter pensamentos constantes de suicídio, por exemplo.

  • Estado positivo: autocontrole, segurança, serenidade;
  • Estado negativo: medo de perder o controle, irracional.

 

  • ASPEN (POPULUS TREMULUS)

Para curar medos indefinidos, que não tem explicação; para curar ressentimentos. A pessoa tem uma sensação, um mal pressentimento, sem saber porque; está apreensiva, acha que algo ruim vai acontecer. Que vai passar logo, mas vai acontecer. As vezes sente até arrepios pelo corpo; tem uma inquietude e não sabe explicar porque.

Esse é um floral de suporte para ser usado em, no máximo, 3 semanas. Após 3 dias a apreensão já deve ter diminuído consideravelmente e 3 semanas depois deve ter cessado.

Esses temores costumam surgir em fases de mudanças na vida, épocas em que precisam ser tomadas decisões importantes e tem origem no passado, por isso, depois de tomar o Aspen por 3 semanas e acalmar, deve tomar um remédio floral de cura, como o Walnut que é para esses casos de mudanças de fases, para curar a origem dessas apreensões, desses pressentimentos. Esse tratamento juntamente com o floral de cura deve durar, pelo menos de 6 meses a 1 ano.

O terapeuta deve investigar sistemicamente de onde procedem esses pressentimentos, essas apreensões, e tratar com o remédio floral de cura adequado.

Utilizado para adultos.

  • Estado positivo: confiança no desconhecido, calma;
  • Estado negativo: medos infundados, apreensão.

 

  • RED CHESTNUT (AESCULUS CARNEA)

Para tratar preocupações com pessoas, com situações.

Apropriado para pais de adolescentes e de crianças pequenas. É para preocupações especificas.

Esse remédio floral é de suporte, deve ser usado por no máximo 3 semanas, para a mente se acalmar, para ficar em condições de tomar decisões assertivas. A preocupação impede a bênção da tranquilidade, da paz interna e no entorno da pessoa.

Essa preocupação quase sempre é infundada, pensando em como vai ser o que ainda não aconteceu e nem se sabe o porquê.

Muitas vezes atrás dessa preocupação estão memórias de crianças órfãs, que cresceram abandonadas, sem adultos que cuidassem, que zelassem por elas. Devido a isso, haverá a necessidade de tomar junto um floral de cura por pelo menos 3 meses a um ano, sempre com acompanhamento e análise para possíveis ajustes que se façam necessários. Pode ser que tenha que usar esse floral por anos, como por exemplo, o Holly, o Chicory, como é o de quando é preciso trabalhar as energias de amor de pai e mãe, respectivamente.

  • Estado positivo: soltar, acreditar;
  • Estado negativo: predição, ansiedade.

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.