Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais as palavras que definem meu pai e minha mãe?

Quais as palavras que definem meu pai e minha mãe?
Egleide Montarroyos de Melo
set. 17 - 3 min de leitura
000

Exercício Sistêmico que conecta aos nossos Pais:

Quais as palavras que definem meu pai e minha mãe?

Outro dia acordei cedo e comecei fazer um exercício sistêmico de Conexão com meus pais. Esse exercício realmente nos conecta aos nossos pais e ao nosso sistema familiar. Ele que está descrito a seguir.

No mesmo dia a Olinda anunciou um exercício também sistêmico para que escrevêssemos uma carta aos nossos pais. Creio que foi o “campo”.  Acredito, estamos todos interligados e em sintonia com o outro.

Quais as palavras que definem meu pai e minha mãe?

O meu pai eu defino por: homem fiel, responsável, organizado, cuidadoso, versátil, durão, verdadeiro, pontual, inteligente, credo, paixão pelo mar e barcos, “salvação”. Ele era um homem amoroso? Não! Não poderia ser. Hoje eu sei. O amor dele era sustentar a família, não deixar faltar nada.

Homem “ilibado”, conheço alguns poucos. Temos carência hoje em dia. Conhecido pelos amigos como “salvação”, tinha uma porção deles que o rodiavam. Sempre estava pronto para ajudar. Sempre tinha dinheiro no bolso, em espécie e ainda hoje tem. De profissão meu pai foi Representante de Medicamentos. Como ele tinha orgulho e gostava de sua profissão. Minha mãe dizia que eu era “parida” por ele e hoje eu digo, por ela também. Rsrsrs.

Que benção! Não é mesmo? Ser parida pelos meus pais. Amo-os de paixão. Os dois são idosos, meu pai 92 anos e minha mãe 85. Cheios de vida.

A minha mãe eu defino como: mulher de fibra, inteligente, pianista, líder, autentica, feliz, inteligência emocional, caridosa, compaixão, resiliente. Ela foi uma mulher prendada em casa? Não! Não gostava do serviço de casa. Sempre tinha alguém que a auxiliava nas tarefas do lar. Quando mocinha a ajudei muito, com orgulho. Todos em casa tinham tarefas a cumprir, embora não gostassem muito de executá-las.

Hoje sei porque. Somos em sete irmãos, nascidos seis e um no céu. Ainda hoje me pergunto: Como conseguiu fazer tanta coisa na vida com seis filhos ao redor dela? Minha mãe era dada aos estudos. Como amava estudar. Foi uma excelente professora universitária. De tantos cursos que concluiu, foi até o “topo”, fez até o Pós Doutorado. Acho que por isso que gosto tanto de ler e estudar. Sua mãe, também foi professora alfabetizadora naquela época.

Esses são meus pais. Tenho muito orgulho deles e em mim muito deles também. Algumas características deles em mim, também transformei e outras adquiri.

Caso você tenha o desejo, você também poderá fazer esse exercício é muito confortante.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.