Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Reflexões em época de pandemia

Reflexões em época de pandemia
Jussara Maria Bertoncello Strugale
out. 27 - 3 min de leitura
000

A seguir trecho de conversa por áudio e escrita com uma amiga.

O assunto é o aumento no consumo de conteúdo gravado e a falta de interação, mesmo que virtual, dois a dois -  o diálogo ou as partilhas em grupo.

Não temos mais os momentos gostosos de diálogo, que as mulheres e homens antigamente faziam em rodas de conversa.

As mulheres, as vezes, bordando, costurando, tricotando.

Essas conversas tinham poder de cura, de ressignificação de conteúdos, de maneira natural e espontânea. Tem um filme antigo, não lembro o nome, que as mulheres costuravam juntas os retalhos fazendo uma colcha e assim se curavam mutuamente.

Segue o texto:

"Querida amiga. Gostoso ouvi-la.

Refleti e sim para tudo o que você falou. Vivíamos de forma mecânica nas interações e a maioria das vezes cada um em seu "mundo virtual", mesmo próximos fisicamente. A Pandemia veio e freou. Algumas pessoas estão enlouquecendo (aumentou muito o suicídio entre adolescentes, separações entre casais, violência doméstica e nas ruas).

Outros, conseguem refletir e fazer a mudança cabível.

Reflexões que tive com a tua fala: com certeza ouvir as gravações de meditações, assistir as Lives, conteúdo EAD, nos informa, nos aconchega, nos equilibra - ficamos inteiras - o número 1, segundo a cabala.

Agora, quando somamos ou multiplicamos o 1, fica sempre 1. O 2 é o outro 1, diferente de nós. Pode ser o marido, o filho, o colega de trabalho, a mãe, o pai e etc. Inteiras, ficamos prontas para o próximo movimento, ir em direção ao outro.

O diálogo, o movimento para o 3. O 1, precisa do 2 em diálogo para que o 3 aconteça, a criação, o produto dessa interação. Na Trindade Ocidental é o Espírito Santo, o que gera, cria. Nessa visão, quando interagimos com a Trindade - com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nós somos o 4, o produto dessa interação - a nova pessoa,  nascida do Espírito.

Quando nós criamos, o  4, que é resultado do ato criativo, o produto pode ser a família, o projeto, a carreira, a ideia, o autoconhecimento e etc. Por que nos intoxicamos nas redes sociais? - existe o detox de redes sociais - Porque ficamos no 1, a energia fica coagulada, presa, degenera, intoxica ou explode. Pensa na agonia que é para uma pessoa intoxicada ouvir um áudio de meditação.

Um cliente me falou do mal estar que ele sentia toda vez que tentava ouvir.

Quando passou a dialogar, a falar desse sentimento, conseguiu ouvir e praticar a meditação e se autorregular. O mais importante é que passou a dialogar com a esposa, com os filhos. Passaram a meditar juntos a orar juntos e compartilhar as experiências dessas vivências.

É por isso que tenho proposto esse encontros virtuais:

- Uma ou duas pessoas no máximo - para essas trocas, para a construção do 3.

Beijos querida amiga.

Um final de semana bem gostoso com os teus amores.

Bons diálogos por aí".

 

Old, but gold


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.