Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre a percepção...

Sobre a percepção...
Denize Terezinha Teis
out. 31 - 2 min de leitura
030

Esse ano tive o privilégio de poder usufruir da companhia de meu filho Gustavo na maior parte das tardes da semana (e da companhia de Gabriela, minha caçula, durante as manhãs) e temos conversado muito sobre temas muito variados. Semana passada, ficamos algumas dezenas de minutos conversando sobre “percepção” e sobre o significado que as coisas, fatos, fenômenos têm para diferentes pessoas. Entre os temas, conversamos sobre o bullying, sobre escola, colegas e, a partir disso, sobre o caso do menino de Goiás, que matou dois colegas e baleou outros quatro.

Gustavo, após nossa conversa sobre os motivos que levaram o menino de Goiás a atirar nos colegas, concluiu que é a percepção que temos da realidade que guia muitas de nossas ações... exato! Se para o garoto de Goiás, ser chamado “fedido” por alguns colegas (conforme declarou em depoimento) desencadeou o final trágico que o Brasil hoje conhece, para outro menino poderia representar tão somente o incentivo para o uso de um desodorante.

A percepção é realmente algo muito particular e variado, porque não afirmá-lo, também, cultural? E compreendê-la, assim como conceber as peculiaridades culturais, nos faz ver o mundo com menos julgamentos... o mesmo conhecimento que nos tira da “segurança da caverna” é o que nos abençoa! Ajuda-nos a desenvolver o entendimento sobre a complexa simplicidade que nos constitui como indivíduos que pertencem a um grupo que, por sua vez, pertence a uma cultura...

Todo contato, seja com um adulto ou uma criança, é uma oportunidade para aprendizagem e para novos conhecimentos... enfim, que o Gustavo que gosta muito de filosofia, se dispôs a estudar mais sobre as religiões para compreender como a percepção do ser humano ali se constitui, expressando que tentaria “evitar qualquer julgamento”, embora reconhecesse que costumamos significar o mundo “a partir da nossa percepção”. Decidiu começar com um documentário do netflix sobre as religiões. Já estou na expectativa para essa conversa. É fantástico testemunhar o quanto as crianças aprendem e ensinam!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.