Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONCLUSÃO DO MÓDULO 6

CONCLUSÃO DO MÓDULO 6
Janaína Nogueira
fev. 16 - 3 min de leitura
000

No filme, As Amazonas, segundo as lendas, eram guerreiras de grande habilidade que viviam em comunidades exclusivamente femininas, arranjando parceiros uma vez por ano para se procriarem e os matando após a fecundação. O mito também afirma que essas mulheres combatentes chegavam ao extremo de arrancar um dos próprios seios para se tornarem melhores arqueiras.

Na Ilha de Temiscira viviam apenas mulheres (as Amazonas). Mulheres fortes, guerreiras e audaciosas. Não havendo aqui a cultura do patriarcado e nem do machismo, consequentemente, as Amazonas não se tornaram submissas à homens e não faz parte da forma de ser, comportar-se delas calarem-se para que o homem possa falar ou esperar pela permissão masculina para realizar algo. Isso pode ser observado na cena em que Diana adentra um conselho no qual apenas homens são permitidos, causando espanto a todos eles.

O que é interessante de perceber é a estranheza sentida por ela, diante da indignação dos homens por ela estar no recinto, expressada nitidamente no seu olhar de “não estou entendendo”, direcionado a eles.

Além disso, durante todo o filme é nítido o poder de decisão que Diana possui, não há se quer um momento do live-action em que ela deixou que os homens que a acompanhavam decidissem algo no seu lugar. No entanto, isso não a impediu de apaixonar-se por Steve Trevor, seu companheiro durante toda a trama. Diana e Steve, apesar de possuírem gênios fortes, entenderam que ambos tinham seus potenciais e que precisavam respeitar a individualidade um do outro. Em suma, Steve não se impôs como macho-alfa a fim de subjugar Diana, mas sim percebeu a força feminina que ela possuía e apaixonou-se por ela.

Eu sempre gostei da mulher maravilha e resolvi trazer essa personagem porque hoje consigo ver o motivo de eu gostar, por vir de uma família onde as mulheres tiveram que ser fortes por terem tidos relacionamentos conflituosos, que não puderam estudar, terem tido separações, onde houve resistência da família de seus cônjuges e muitos julgamentos a cerca das mulheres.

Hoje vejo e respeito a importância do masculino, o quanto é saudável um relacionamento onde ambos dão e recebem em equilíbrio, onde existe respeito as diferenças e apoio mutuo. O quanto quando a mulher está na posição da mulher maravilha seu caminho é solitário, pesado e por vezes doloroso.

Enfim depois dos meus estudos consigo honrar o meu pai, meus avôs e vejo o valor deles, sinto a força que vem deles. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.