Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MÓDULO 5: TEMPO E DINHEIRO

MÓDULO 5: TEMPO E DINHEIRO
Marineide Silva
jan. 6 - 7 min de leitura
000

Tempo é mãe. Dinheiro é pai.

Energia Vital é tempo. Quem tem tempo, pode ter dinheiro e prosperidade. Prosperidade é a pessoa ter tempo para usufruir do que tem.

Se não tem tempo, não poderá usufruir do dinheiro que tem.

Olinda Guedes, na aula 3 do módulo 5, fala sobre o tempo e faz uma reflexão sobre a necessidade de honrarmos o tempo, faz crítica ao fato de o tempo da criança na escola não ser honrado, o que na vida adulta irá refletir negativamente, pois aquela criança que não teve seu tempo honrado na infância, apresentará a dinâmica da orfandade funcional; não verá a hora de se aposentar pra ficar com a mãe, ficará sempre doente pra poder ficar em casa com a mãe.

Olinda Guedes menciona a geração google, como quem honra o tempo, pois cada um trabalha de acordo com suas características, ritmos biológicos, trabalham no seu melhor tempo, com a roupa que melhor lhe convém, produzindo no tempo hábil. Honrar o tempo é honrar a pessoa.

O sucesso segue as leis do tempo.

Tempo é mãe, é sensação de abundância. Logo, ter problemas com o tempo, não cumprir horário, se atrasar constantemente, é dinâmica de problema com a mãe, precisa harmonizar.

Dinheiro é pai, e é a mãe quem faz esse vínculo crescer, pois a influência da mãe em relação ao pai existe desde o ventre, se ela fala bem do pai, aproximando a criança do pai, contribui para que cresça o amor, a admiração.

O dinheiro será resultado dessa relação curada entre pai e filho.

E para aqueles que tiveram apenas genitor ou genitora (pais que apenas deram a vida biológica), mas que foram abandonados depois, Olinda Guedes orienta que ainda assim deve-se reconhecê-los como quem lhe deu a vida, mas tomar como referência de pai ou de mãe pessoas que sejam referência de luz, figuras saudáveis, que gerem sentimentos de abundância em sua vida.

Pessoas com memória de orfandade paterna, o dinheiro fica transparente, não consegue ter dinheiro, ele foge de suas mãos.

O sucesso aumenta com o tempo, o tempo não olha para trás. O tempo se renova a cada instante, faz-se agora. Quando temos pressa é que o tempo se atrasa.

Vivamos o momento presente com consciência, isso é honrar o tempo, e ele nos honrarão com o sucesso, no melhor uso do tempo, com aquilo que nos torna plenos. Por exemplo, “fazendo o que amamos, ou aprendendo a amar o que fazemos”. O agora é o único tempo que temos.

Os estudos das constelações familiares e sua aplicação nas relações pessoais levaram Bert Hellinger a concluir que existem leis, ordens que regem os sistemas familiares para a felicidade ou infelicidade. Ao investigar as leis do sucesso e do fracasso no trabalho e na profissão, ele percebeu que estas seguem as mesmas ordens.

Em seu livro Êxito na Vida, Êxito na Profissão Bert fez uma análise como numa linha do tempo, explicando acontecimentos importantes em nossa vida que podem contribuir para o sucesso ou fracasso em nossa vida, no trabalho e na profissão.

Nosso nascimento é considerado por ele como que o primeiro e decisivo êxito de nossa vida, pois viemos ao mundo por nossas próprias forças, mostrando nossa capacidade de impor nossa força.

Segundo Bert, embora tais experiências possam ser superadas mais tarde, o nascimento prematuro, por meio de cesariana, com uso de fórceps, permanência em incubadora, de certa forma impõem limites, comprometendo a capacidade de autonomia dessas pessoas na vida adulta, inclusive no que diz respeito ao sucesso ou fracasso no trabalho e profissão.

O segundo momento decisivo de sucesso em nossa vida é o movimento de ir ao encontro, em direção à mãe. A vida até então tomada em seu interior, agora a tomamos fora dela por meio do leite materno.

Bert afirma que tomamos nossa mãe como fonte de nossa vida e tudo que nos vem através dela é a condição para o sucesso na profissão. Devemos nos alegrar e aceitar tudo que ela nos presenteia, assim seremos plenos e teremos êxito e felicidade; pois quem está com sua mãe, está também com sua vida e profissão.

Aquele que rejeita sua mãe rejeita também sua vida, trabalho e profissão. O sucesso nos vem pela mãe, quando esta pode vir até nós sem reservas e nós a honramos como a GRANDE.

Em seu trabalho constatou que esse movimento de ir para mãe, para muitos pode ter sido uma experiência dolorosa, denominada vínculo de amor interrompido, podendo ter diferentes causas de separação precoce da mãe: mãe hospitalizada, criança na incubadora, enfim, uma separação indesejada, ou não.

A dor do desamparo, de não poder ir à ela quando tanto precisava causou um trauma, levando a criança a decretar interiormente esse distanciamento, não permitindo que a mãe a toque, ou se aproxime.

As consequências disso refletirão negativamente na sua vida adulta, sobretudo em seu sucesso profissional e nos relacionamentos amorosos, pois quando conhecer alguém terá dificuldade em dirigir-se ao parceiro, devido à lembrança do trauma vivido em relação à mãe, contendo-se internamente, esperando sempre que este venha, mas quando este se aproximar não suportará a aproximação, pois decretou o distanciamento afetivo.

Isso também poderá manifestar em relação aos próprios filhos, quando não resolvido.

A constelação resolverá fazendo reviver aquele momento de outrora, olhando para a mãe, dando pequenos passos, apesar da dor, da raiva, da decepção, encontrando a força e coragem para estar em seus braços unidos pelo amor. Assim também para com o parceiro, internamente faz-se esse movimento até reunir força e coragem para lhe olhar nos olhos e ir em sua direção.

“O sucesso tem a face da mãe”.

Logo, esse movimento em direção à ela, interrompido precocemente, torna um obstáculo decisivo para o sucesso no trabalho e na profissão, pois como no relacionamento não tem força para dirigir-se ao companheiro, também não terá para buscar sucesso no que faz.

Esse movimento de ir para o sucesso só será possível após ir para a mãe. Portanto, se quer ter sucesso no trabalho, ganhar dinheiro profissionalmente, é preciso acolher os pais, ou ao menos a vida que nos foi entregue e honrá-la com a própria vida.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.