Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

REFLEXÃO E APRENDIZADO

REFLEXÃO E APRENDIZADO
Vanessa Benitez Berwanger
mar. 22 - 3 min de leitura
000

Escrevo esse texto de conclusão do módulo 2 ouvindo uma música da qual sempre gostei e sempre escutei, mas que hoje faz total sentindo para a minha vida: “Pais e Filhos”.

Quanto aprendizado nessa canção! Essa música me remete à lembranças da minha infância. Quantos medos, quantas ausências, quanta saudade... queria um pouquinho mais de colo dos pais.

Em alguns momentos me sentia sozinha, sem casa, sem lar, sem amor, sem afeto, quanta tolice a minha, os pais sempre querem o bem dos filhos, sempre querem o melhor para os filhos. Hoje compreendo muito do que não entendia na época, hoje também sou mãe, e sigo no processo de cura da minha criança interior, a qual já se sente amada, querida, adorada pelos pais. Gratidão aos meus pais pela vida, sinto muito pelos julgamentos que fiz em alguns momentos.

Essa canção também direciona o meu pensamento aos meus pais, principalmente na frase: “Você diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais. Você culpa seus pais por tudo! Isso é absurdo! São crianças como você...”.

Ao olhar para essas crianças que são os meus pais, entendi muito sobre os sofrimentos, os emaranhamentos, os padrões que se repetem na minha família.

Nenhuma criança deveria sofrer com a perda precoce da sua mãe, isso afeta a vida da minha mãe até hoje, a criança interior dela sente muito a ausência da sua mamãe.

Nenhuma criança deveria sofrer com ausência emocional do próprio pai, do mesmo modo que a vida do meu pai foi afetada na infância, minha infância também ocorreu com um pai ausente fisicamente e emocionalmente, mais um padrão que se repete.

Eu vejo vocês amadas crianças, eu vejo o amor entre vocês e seus pais, eu vejo o amor entre meus antepassados. Eu honro a minha família.

Mais uma grande reflexão com essa música é o trecho: “O que você vai ser quando crescer? ”

Quando criança respondia: “Bailarina ou contadora (assim como meu pai) ”, e hoje me fazendo essa mesma pergunta, penso na seguinte resposta: “Eu quero ser feliz, eu quero ser prospera, quero honrar meus pais e meus antepassados e principalmente honrar a minha história.

Há pouco mais de um ano conheci as constelações familiares, e desde então minha vida tem mudado a cada dia, a cada aula, a cada “ficha” caindo.

Agradeço a @DeboraCarvalho que foi quem me acolheu em sua casa, com o coração aberto, para me ajudar em momento de angústia.

Agradeço a mestre @Olinda, por todos os aprendizados durante esse curso, por ser luz na vida de todos nós, seus alunos.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.