Autoria Prof. Olinda Guedes
Transcrição Fabiana Zappielo
Quando atendemos uma pessoa dentro da abordagem das Constelações nós devemos ter em mente que nós precisaremos tocar o coração desta pessoa.
Existem inúmeras ferramentas, inúmeros recursos para ajudar uma constelação a acontecer. Estes recursos devem ser didaticamente escolhidos para tocar o coração do cliente, para trazer a atenção do cliente para os pontos que são necessários, eles não devem nunca tirar a atenção do cliente, dispersar.
Os recursos utilizados para que as Constelações aconteçam devem ser escolhidos e estudados pelo terapeuta. As Constelações na Água surgiram como um método depois de bastante busca para encontrar recursos que tocassem o coração do cliente no atendimento individual.
As Constelações na Água têm uma vantagem sobre as Constelações com Playmobil porque é visível que os objetos flutuantes se movem de acordo com o campo do cliente, isso toca profundamente o coração do cliente. Os objetos flutuam de acordo com o tema do cliente e isso toca o coração do cliente.
Este Método com estes bonecos foi desenvolvido por Olinda Guedes e ela gostaria que nós utilizássemos exatamente esses bonecos para fazer as Constelações na Água. Daqui a alguns anos, talvez daqui um ano, ou três ou dez anos, eu também possa ter uma intuição e desenvolver o meu próprio método, estas intuições elas são de confiança quando elas surgem a partir de dez mil horas de prática.
Posso confiar na minha intuição acerca de um assunto depois que eu tiver a partir de dez mil horas de prática com aquele assunto.
Transcrição da aula de síncrona da Formação Real em Constelações Sistêmicas em trinta de setembro de 2020.