Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A CADA UM O QUE É SEU, POR AMOR

A CADA UM O QUE É SEU, POR AMOR
Shirley Martins Menezes Svazati
jan. 5 - 9 min de leitura
030

Quando escutei que participar de uma constelação apenas como ouvinte, poderia trazer benefícios, não assimilei muito bem a ideia. Como presenciar a resolução de problemas alheios poderia interferir em questões tão pessoais, tão características do meu sistema?

Ainda não tenho conhecimento para explicar o porquê, mas de fato, isso ocorre! Após assistir minha primeira constelação, senti que algo maior toma conta da gente. Como se as cortinas se abrissem de alguma forma e revelassem que tudo se encaixa, tudo faz sentido, tudo é sistêmico - mesmo sem ainda ter detalhes desse tudo.

Meus antepassados queridos... sou grata a todos vocês!

Sinto muito pelo que cada um de vocês viveu de ruim, minha família amada. Realmente sinto muito por todo sofrimento e dor.

Imagino o quanto foi difícil lidar com a distância, com a discriminação, com o abandono, a exclusão, com os problemas de saúde, com as dificuldades para suprir as necessidades básicas de sobrevivência e de afeto. Sim, pelo pouco que sei da minha história de origem, tudo isso foi muito forte em meu sistema. 

Muito forte!

Em especial porque integrantes do próprio sistema são vistos como responsáveis por gerar tanta dor. Junto com a dor vem a mágoa, o ressentimento, e mais doença. Mas entendo que todo comportamento disfuncional teve um motivo. Ainda que inconsciente, sempre existe um motivo, um porquê para atitudes e comportamentos que ferem.

Hoje, com amor, e por amor, reconheço a importância de todos e devolvo a cada um o seu fardo e a sua dor, por mais que minha vontade seja de continuar carregando tudo isso comigo. Agora sei que carregar todo sofrimento não vai trazer benefícios para ninguém. A cura de nosso sistema, que levará à paz, somente será possível quando, de alguma forma, nosso sistema estiver despido dessa carga, e isso pode iniciar por mim!

Meus queridos antepassados, podem sentir-se desde já aceitos, incluídos, compreendidos e amados.

Vovó materna, eu lhe vejo! Linda e feliz! Sei o quanto sofreu sendo excluída de sua família, arcando com a consequência triste e difícil de sua escolha por meu avô. Se viu órfão de pais e irmãos, abandonada por quem muito tinha, na dificuldade para sobreviver. Eu sinto muito pelo peso que carregou no cuidado com os filhos, na culpa que, possivelmente, sentiu pela morte do filho, a quem mais se dedicava. Hoje eu lhe vejo, vovó.

Minha amada e forte vovó! Seu nome agora está lá, em nossa árvore. A senhora é filha, é irmã, é tia, mesmo que ainda estejamos distantes de nossos parentes... e é uma mãe maravilhosa e amada, mesmo tendo a dureza e a rispidez que a vida lhe cobrou.

Está tudo bem, agora. Está tudo em seu lugar. O amor que meu bisavô sentiu ao seu nascimento, que fez com que lhe desse o nome de minha tataravó, sempre esteve lá, não importa a atitude que ele tenha tomado. Possivelmente seus pais só queriam proteger a família, a nossa família.

Sinto muito pela discriminação, meu avozinho. Como deve ter sido difícil lidar com tudo. Seu jeito quieto e calado, certamente escondia medos, culpa, dúvidas e outros sentimentos de fragilidade diante da vida.

O senhor tem a força e a garra que seu tamanho impunha e o amor demonstrado em minhas doces lembranças de ti. Certamente o senhor foi escolhido por minha avó por amor e é amado por todos, independentemente das atitudes que tenha tomado ou que tenha deixado de tomar.

Vejo o senhor, meu tio, está tudo bem agora, todo sofrimento já passou. Sei da sua capacidade e da vontade que teve de viver. O senhor é aceito e amado, mesmo se deixando levar pelo desespero, pela dor insuportável da discriminação, da injustiça e da exclusão.

Eu sinto tanto, minha mãezinha amada e linda, pela vida de sofrimento e dor desde o seu nascimento até a sua morte. Quantas dificuldades, meu Deus! Algumas delas compartilhei em seus últimos anos de vida. A senhora, que até então para mim era “você”, foi guerreira, foi forte, minha fortaleza eterna.

Sei que tomou as dores de minha avó e viveu sua vida de orfandade de mãe, de carinho e de pai, tentando cuidar de todos e acreditando que nunca conseguiu. A senhora conseguiu mamãe! Cuidou de todos como ninguém cuidaria. E tudo que fez foi suficiente. Eu entendo sua rispidez e dificuldade de demonstrar amor e afeto. Está tudo em seu lugar agora.

Seu lindo legado é sentido por todos aqueles que lhe conheceram. Suas plantas e sua arte mostram a grandeza de sua alma e do seu amor. A senhora pertence minha mãe querida, pertence pelo amor. Minha alma transborda de agradecimento por todo exemplo, todo ensinamento que nos deixou. Se mostrou cuidadora dos filhos até seu último instante.

Eu lhe vejo vovô paterno, mesmo que não tenha herdado seu nome, sempre gostei dele. Sinta-se parte dessa família. Sinta-se aceito, mesmo que as atitudes que tomou no passado tenham causado sofrimento. Sinto muito, minha avozinha por ter sido obrigada a casar com quem não conhecia e pelo abandono que sentiu. Como deve ter sido difícil ter que arcar com a responsabilidade de cuidar sozinha de todos os filhos. Eu lhe admiro. 

Eu sinto tanto pelo meu paizinho amado. Imagino como foi difícil se sentir órfão, abandonado e responsável pela família, desde tão pequeno. Entendo a fuga pelo vício, o querer voltar aos tempos de criança, quando tudo era diferente. Pequeno de tamanho, mas tão forte e grande diante dos obstáculos da vida!

Me mostrou a importância de estudar, trabalhar e ir à luta pelos meus objetivos.

Tenho um amor tão grande pelo senhor. Suas últimas palavras para mim: “Pare com esse negócio de chorar”. Me incentivaram a ser forte! Te amo eternamente, meu pai. Obrigada por tudo.

Me perdoem, meus pais, por ter invertido a ordem, ter sido mãe de vocês, por amor... talvez tenha tirado de vocês um bocadinho da força e a grandiosidade que tinham! Me perdoem, reconheço o quanto são fortes e vencedores. E obrigada pela oportunidade de me deixar cuidar de vocês. Sei que a ordem esteve invertida, mas o amor que nos une é infinito e de mão dupla.

Sempre foi e sempre será!

Todos pertencem. Todos são amados da maneira como foram. Ainda que não tenham recebido tudo que mereciam ou que não tenham dado tudo que poderiam, foi o suficiente, está tudo certo agora, por amor. Obrigada a cada um de vocês, por terem trazido nossa história até aqui, mesmo diante de tantas dificuldades.

Nossa família merece sobreviver.

Cada um de nós só existe porque estamos nos planos de Deus. Desde o início sempre estivemos. Esse sistema pode e deve continuar porque ele foi criado pelo amor mais puro e perfeito. Sei que nosso sistema adoeceu, e me parece em estado grave, mas pode ser curado! Há tempo!

Obrigada meu Deus, pela possibilidade de saber de tudo isso e de poder participar desse processo. Obrigada pela oportunidade de iniciar a mudança sistêmica de nossa família, que também é Sua família, de transformar uma história de dor em alegria e felicidade, como deve ser!

Essa oportunidade mostra que não desistiu de nós.

Peço humildemente que, com Seu amor de criador e Pai maior, me mostre o caminho para que eu seja seu instrumento a fim de dar continuidade a essa história.

Em minha mente, construo essa cena de uma família numerosa, alegre e em paz, dando um desfecho de amor à história de amor de meus avós espanhóis, fazendo valer o distanciamento do mar pernambucano que meu pai tanto gostava e endossando o legado de meus pais amados.

En Mi Corazón Vivirás

Como me apena en verte llorar

Toma mi mano, siéntela

Yo te protejo de cualquier cosa

No llores más, aquí estoy

 

Frágil te ves, dulce y sensual

Quiero abrazarte y te protegeré

Esta fusión es irrompible

No llores más, aquí estoy

 

En mi corazón, tú vivirás

Desde hoy será y para siempre, amor

En mi corazón, no importa qué dirán

Dentro de mí, estarás siempre

 

No pueden entender nuestro sentir

Ni confiarán en nuestro proceder

Sé que hay diferencias, mas por dentro

Somos iguales tú y yo

 

En mi corazón, tú vivirás

Desde hoy será y para siempre, amor

 

No escuches ya más

¿Qué pueden saber?

Si nos queremos mañana y hoy

Entenderán, lo sé

 

Talvez el destino te hará pensar

Mas la soledad tendrás que aguantar

Entenderán, lo sé

Lo haremos muy juntos, pues

 

En mi corazón

Créeme que tú vivirás

Estarás dentro de mí

Hoy y por siempre, amor

 

Tú en mi corazón (sí, en mi corazón)

No importa qué dirán (no sufras más)

Dentro de mí estarás, estarás siempre

Siempre

 

Aquí siempre

Para ti, estaré siempre

Siempre y por siempre

 

Solo mira a tu lado

Solo mira a tu lado

Solo mira a tu lado

 

Yo estaré siempre


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.