É um método realizado à distancia mas é real, partindo do pressuposto de que os membros de uma família estão em um relacionamento sistêmico entre si, assim como as estrelas dentro da constelação.
Bert Hellinger, havia percebido que dentro de todas as famílias existem posições fixas, em cada uma das quais um membro da família está posicionado, assim como as estrelas dentro de uma constelação. É importante que o cliente saiba que é um processo vivo, no qual se exige de um passo de crescimento.
Nossos pais, e avós, os ancestrais em geral. continuam a viver dentro de nós e inconscientemente influenciam nossas vidas. Frequentemente somos nós que experimentamos algumas de suas emoções não resolvidas ou compartilhamos parte de seus destinos e podemos chamar essa situação de” nós de energia.”
Na constelação, sob a orientação do facilitador (terapeuta), as dificuldades são destacadas e é possível intervir, para desatar o nó e garantir que a energia possa circular mais fluidamente dentro “da família”. Isso leva a ter relacionamentos mais pacíficos, a superar traumas a alcançar objetivos que antes eram barrados por dificuldades.
Quando se constela, constela-se uma família, e podem se descobrir os emaranhamentos em que estão envolvidos os seus membros; pode-se ver também, se alguém foi excluído da família, se alguém desapareceu ou morreu, e com ajuda da constelação procura-se uma solução
Quanto aos procedimentos é um método simples. Apresentação do problema e escolha dos representantes, para as pessoas de referência. Para acontecer a constelação, deve-se ter algumas informações sobre o assunto/tema a ser constelado, toda informação de que se necessita para começar.
Representação - nesse ponto, uma cena é real, posta em evidência, na qual os participantes do grupo representam as diferentes questões, apenas seguindo suas sensações físicas e emocionais.
Graças a um fenômeno chamado de ressonância “mórfica” (Rupert Sheldrake), os membros do grupo conseguem perceber os pensamentos e sensações físicas da pessoa que estão representando, mesmo que nunca a tenham conhecido.
Durante essa fase, o facilitador é capaz de observar a dinâmica familiar e o nó para desatar. Graças à constelação, o participante pode observar seu problema de fora e entender a dinâmica. As frases de solução que às vezes, utilizamos nesse trabalho não são inventadas. Elas vêm da ressonância.
Elas se transformam também de acordo com a vibração da alma.