[ editar artigo]

A Determinação

A Determinação

Estar determinado significa: eu quero. Significa também: eu quero com toda a energia de que disponho, com todos os meios ao meu alcance. Minha determinação obtém sua força da meta que desejo alcançar. Ela precisa ser tão importante para mim, que, para alcançá-la, estou disposto, não somente a mobilizar todos os meus recursos, como também a sacrificá-los, se for preciso.

As metas mais próximas de nossos instintos são buscadas com maior determinação do que as metas espirituais, inclusive a virtude. Por mais ilusórias que possam ser, elas mobilizam maiores quantidades de energia.

Também ideias ilusórias podem ser perseguidas com a maior determinação. Parece, ás vezes, que as perseguimos tanto mais obstinadamente quanto mais remotas são as chances de se realizarem. Assim, antes que eu me decida, é importante testar em que medida essas metas compensarão, a longo prazo, ou se não passam de um gigantesco aparato para pouco ou nenhum resultado.

Quando metas bem definidas e inadiáveis são perseguidas com determinação, no momento devido e a serviço de muitos, isso exerce um efeito purificador, tanto sobre aqueles que se colocam a seu serviço, quanto sobre os que permanecem como simples espectadores. Isso acontece quando a ordem é restabelecida e o caos é iluminado, afastado ou mantido em cheque por algum tempo.

Quando a determinação exige um empenho extremo, ela é, basicamente, uma virtude masculina.

Bert Hellinger

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Suzana Langner
Suzana Langner Seguir

Amor e perseverança

Ler conteúdo completo
Indicados para você