[ editar artigo]

A escola e o destino

A escola e o destino

Olá, mestra Olinda Guedes!

Como fazer a diferença quando encontramos na hierarquia escolar, resistências e perseguições ao nosso modo de pensar e agir?

Como manter a sanidade mental em meio à tantas injustiças observadas?

Como agir frente às injustiças?

 

Querida Aluna!

Uma escola é apenas mais um ambiente de expressão de quem somos, de nossos sofrimentos, de nossa individualidade e de nossos destinos.

Quando estamos evoluídos em nossa maturidade sistêmica, todas as relações fluem melhor, porque cientes dos efeitos de pequenas atitudes, todos se tornam responsáveis e amadurecidos para com a vida. 

A dinâmica das injustiças mostram memórias antigas e repetidas de orfandade, de perda da inocência. Como curar isso? Somente por meio do estado de presença.

Não vejo outra maneira de sobrevivermos aos nossos destinos, individuais ou coletivos, que não pelo estado de presença, meditando, orando, silenciando e olhando além do aparente.

Se uma injustiça nos toca, precisamos agir como adultos, mostrar, assumir os deveres, ter outras atitudes. Perceber qual é o lugar certo neste contexto e assumir esse lugar. Como adultos e não como crianças feridas.

Um dos modos mais curativos para ambientes reativos é o abraço, o afeto, o contato, o sorriso. Ambientes assim carregam dinâmicas intensas de falta de afeto materno e dedicação, o suprir, o rigor que vem do pai.     Por meio do afeto, da alegria, do humor verdadeiros milagres são possíveis.

Pode parecer somente um pingo d’água. Já ouvi dizer que muitas florestas foram poupadas por eles. 

 

Um abraço muito carinhoso e florido! 

 

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, e quatro anjos no céu.

Já viveu em ambientes muito reativos, sobreviveu. Graças ao amor!

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

https://sabersistemico.com.br

#novolivo #constelações #sabersistemico

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
OLINDA GUEDES
OLINDA GUEDES Seguir

Oilá, gente linda! É uma boa história a minha vida... ainda temos muito a viver. A parte mais linda é ser "Mamain" das duas princesas Nina Maria, Camila Maria e dos cinco príncipes cavalheiros...

Ler conteúdo completo
Indicados para você