Terceiro trimestre de gravidez...
Muito se prepara no terceiro trimestre... Roupinhas, quarto, nome, enfeites...
Tanta coisa externa, plástica, palpável e estática.
Mas realmente, realmente mesmo, precisamos escolher e estar no terceiro trimestre: com pessoas, pessoas que nos abençoarão, nos acolherão e nos farão sentirmos cuidadas, amadas e capazes de sermos mães.
Para isso sugiro, faça um chá de bênçãos, marcada por pessoas a te abençoarem e a te darem dicas, apoio, olhares, carinho, massagem...
E o que faz com que escolhemos alguém para as nossas vidas? Apenas uma coisa: oportunidade de cura.
Somente alguém entra na sua vida e ficará, se ela puder lhe curar... E você a ela, para isso servem os encontros.
Então o terceiro trimestre precisa urgentemente ser marcado por estas escolhas, das pessoas que irão te apoiar no pós-parto e parto.
Portanto, ao procurar sua doula, busque isso: conexão de alma, de cura, e uma mãe, (carinho de mãe, consolo de mãe, aprovação de mãe...), provavelmente procuramos alguém que possa nos dar o que nossa mãe não pode nos dar.
Portanto, em minha busca aqui em Portugal, tive que marcar muitos cafés e mandar muitos e-mails.
Me sentia a procura do amor perfeito, como se tivesse a procura de uma relacionamento perfeito, comigo mesma. E era isso mesmo...
Aquela pessoa que poderia proporcionar a mim, as ferramentas necessárias para conseguir parir, para me empoderar e me curar... E a busca foi longa, com direito a me sentir ainda mais fragilizada perto de algumas doulas e de outras me trazer um desconforto, e assim passaram-se os meses. E percebi então, que em parte, realmente o universo queria me empoderar para perceber que eu realmente era capaz de primeiro me cuidar, para assim cuidar de outro ser.
Mas uma outra parte, da busca e da procura ainda estavam aqui... Fazendo-me olhar em todas as direções.
Bom, e então foi assim, um dia eu e minha amiga Márcia Carneiro, fomos a feira de gestantes na Maia, e enfim a encontrei, olhei nos olhos dela e tive certeza. Era ela... Amorosa, com um colo como a da minha avó, com olhos doces e um jeito firme: Yolanda Castillo Doula!!
Minha doula.
E ela com certeza fez toda a diferença em minha vida.
Terminou de me empoderar, me colocou no centro de mim mesma, me disse com muito amor e carinho que eu agora poderia ser mãe de mim mesma e da minha bebê.
E eu consegui... Pari do jeito que sonhei... E tenho absolutamente certeza que não teria conseguido sem ela. Pois como fala minha mestre Luísa Condeço Doula, para cada mulher existe uma doula!!! Por isso, procure sua doula e ela será fundamental para realizar seus sonhos e lhe preparar para a maternidade.
Ser doula é mesmo assim, uma missão e uma paixão pois quando o fazemos, somos vazio e somos amor incondicional, somos nossas avós, somos anciãs, somos um Eu com o Eu divino... Somos apenas doação.