A minha inteligência é uma pequena parte da inteligência de Deus. Está em mim para apenas um propósito: servir a Ele. Quando isso não acontece, sigo na estrada da existência indo na contramão do Projeto Divino, no qual o que predomina é a energia do amor que nos criou.
Continuar caminhando nesse sentido contrário é o mesmo que assinar uma sentença de morte, visto que essas forças são implacáveis contra o egoísmo.
As violências e injustiças que observamos estarrecidos por todo o mundo são justamente o choque entre essas duas forças: Egoísmo x Amor. A vontade humana, desconectada da vontade de Deus, traveste-se de ganância, muitas vezes justificada como progresso; provoca guerras e intolerância, a qual os homens chamam de justiça.
Mas o amor, como pano de fundo da criação divina, age de forma sutil na alma e na mente e de forma avassaladora na consciência humana. Enquanto as forças terrenas polarizadas se confrontam tentando buscar a paz, Deus age sutilmente no que é sensível no ser humano: a consciência.
A Centelha Divina que existe em cada ser humano cobra permanentemente um retorno à sanidade, que é ter consciência de que só existe um caminho: o amor. Mesmo resistindo e lutando contra o amor, somos permanentemente chamados. Quanto mais resistimos, mais sofrimento causamos ao mundo, à natureza, ao próximo e a nós mesmos. Deus não nos abandona nunca; nós é que não escutamos a Sua voz por causa da nossa identificação com o egoísmo.