Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A LEALDADE AOS PAIS

A LEALDADE AOS PAIS
Elizângela Amaral Duarte
abr. 2 - 2 min de leitura
000

A oportunidade de conhecer o porquê de tantos sofrimentos vivenciados ao longo da vida  traz paz e desejo de buscar mais conhecimentos. Assim está sendo a minha busca na Escola Real.

O módulo 02 tocou profundamente meu coração, pois fala da lealdade que temos em relação aos nossos familiares e a partir desse momento vejo como fui e ainda continuo sendo leal aos meus pais.

A respeito deste tema Bert Hellinger diz que “antes da felicidade vem os pais”. Como essa afirmação é verdadeira e impactante! A inclusão faz parte do desejo de todos: queremos pertencer a qualquer preço, mesmo que traga infelicidade e doenças. Não queremos ser excluídos.

Os emaranhamentos se fazem presentes quando perdemos totalmente a ordem (terceira lei do amor) e o equilíbrio (segunda lei do amor), deixando de fazer o  necessário para  uma vida boa e feliz.  

Agora eu sei e vejo quantas vidas desrespeitas dentro do meu sistema. Quanto sofrimento as mulheres tiveram que passar para sobreviver. Agora vejo fragmentos dessas mulheres em minha vida e as honro por terem passado a vida à diante. No entanto sei que preciso deixar o que são delas (sofrimentos, vivências) com elas e seguir meu caminho.

Neste contexto percebo o quanto fui leal à minha mãe. Achava que compartilhando o seu sofrimento estaria sempre perto dela ou ajudando-a a passar por algum sofrimento.

Hoje sei que essa é uma postura de lealdade e que nada disto contribui para o meu desenvolvimento e nem para o dela.

E nos dizeres da Mestra Olinda Guedes no livro Além do Aparente “(...) para que possamos assumir o nosso lugar no sistema ao qual pertencemos, todos  aqueles que vieram antes de nós precisam ter o seu bom lugar(...)”.

Agora eu sei...

Meus pais, avós, bisavós e os irmãos não nascidos têm um bom lugar em meu coração.

Gratidão a Deus e à Mestra Olinda por todas as oportunidades de aprendizados.

#mod02#conclusão

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.