Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A MODA DO UP

A MODA DO UP
Simone Belkis
set. 19 - 5 min de leitura
000

Talvez eu seja crítica demais, porém acabo percebendo as nuances do humano em tudo o que se apresenta como algo novo (ou nem tão novo). E tudo bem, isso faz parte, uma vez que é impossível ser original o tempo todo, ainda mais quando você tem uma programação inconsciente sobre a qual não tem controle.

Mas, você pode perguntar sobre o que estou falando. Estou falando do "Up do Facebook" e o fato de que o elemento humano sempre se mistura e pode distorcer as funções e intenções das ideias.

Nos últimos 3 meses (mais ou menos), tenho feito uma verdadeira maratona de Ups para animais perdidos, abandonados ou feridos. É o meio mais fácil e rápido para destacar um post e fazê-lo ser visto por mais pessoas. Começou com uma quantidade triste de animais que fugiram ou se perderam, e claro, essa é uma ótima forma de espalhar as notícias. Pude constatar que alguns bichinhos foram encontrados ou adotados por outras pessoas.

Muito bom!!! É o Up fazendo seu papel.

Então, com o decorrer do tempo, passei a perceber que pessoas estavam postando sobre animais abandonados e feridos nas ruas, pedindo que os posts fossem compartilhados. Também até aí, tudo bem. Mas, acabei me dando conta que muitas dessas pessoas acreditam que dar um Up é tudo o que elas precisam fazer, talvez com isso sintam que cumpriram com sua boa ação do dia. Claro que não são todas as pessoas que pedem por Ups que se restringem a tirar a foto e postar, mas é facilmente perceptível as que o fazem.

Na verdade, se pode fazer um pouco mais que isso. Quando encontrarmos animais em situações de risco, abandonados, feridos podemos contatar diretamente com ONGs, a Sociedade Protetora dos Animais e outros órgãos que podem e têm a responsabilidade de fazer esse serviço, que aos poucos, está se tornando cada vez mais presente no cotidiano social. Algumas pessoas já fazem isso quanto se tratam de seres humanos expostos, doentes ou feridos. Mas, não suficiente.

E quem seria eu para colocar tal questão ou questionar a boa vontade dos facebookeiros de plantão? Uma pessoa que toma a peito a tarefa de buscar o contato antes de simplesmente dar um Up, devo admitir que não cruzei com nenhum animal gravemente ferido ou em outra situação, porque em função da pandemia quase não tenho saído, mas virei catadora de notas fiscais para a doação, junto com um pequeno valor (ainda simbólico) que faço como madrinha de um Pet para uma ONG de minha cidade. Não estou me gabando por isso, já que isso é bem pouco perto do que seria necessário para retirar todos os animais das ruas.

Dando outro exemplo que expõe o mesmo comportamento, tenho visto posts de pessoas que encontram documentos ou carteiras, que fotografam os documentos perdidos e avisam que estão de posse deles e pedem o compartilhamento. Porque ao invés de expor os documentos alheios, não fazemos uma breve busca na internet e localizamos pessoalmente o interessado ou, ainda, entregamos o documento nos Correios? Claro que nem sempre isso dará certo.

Mas, eu faço, é até já ganhei presentes por isso.

De novo, não estou contando vantagens, mas é preciso que compreendamos que existem certos comportamentos que falham quando é possível fazer mais, são atitudes simples, que não vão tomar muito tempo e que podem realmente alcançar com mais certeza o seu alvo do que um Up.

Antes, a não muito tempo atrás, passamos pela moda das opiniões. Pessoas "borravam" as postagens do Face vendendo suas ideias como fatos e dando palpites infelizes (como diria Noel Rosa em seu samba), achando que estavam sinceramente contribuindo com o avanço de questões cruciais para o país ou para a vida de indivíduos que nem sequer conhecem.

Nessa época, eu ainda discutia com alguns "opinieiros" de plantão (já não faço mais isso).

Eu entendo que como seres humanos normais não alcançamos todos os ângulos de uma possível situação e podemos deixar de prestar um serviço importante como comunicar uma perda diretamente a seu proprietário, chamar um veterinário ou uma ONG simplesmente.

Isso não é um puxão de orelha, embora às vezes seja bem-vindo e necessário. Infelizmente, isso se dá pelas óbvias razões do individualismo egoico e doentio. Mas vamos refletir um pouco mais, se cada um de nós fizer um simples gesto, um pouquinho só maior do que dar um Up como única solução, poderemos mudar o mundo.

Por que unidos somos maiores que nossas partes e que nossos UPs.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.