Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A morte pode ser bela

A morte pode ser bela
MILENA PATRICIA DA SILVA
out. 1 - 2 min de leitura
000

Tenho aprendido que a morte pode ser bela e respeitosa. Pode ser triste, mas digna.

Podemos encontrar alívio no momento mais difícil da vida, que é a despedida de quem amamos, seja qual lado estamos, um dia, todos estaremos do mesmo lado, pois todos vamos morrer. 

Recentemente uma amiga perdeu o pai, vítima pelo COVID, esse conhecimento todo que adquirimos com meu tratamento proporcionou à ela e sua família, que o pai tivesse uma morte digna e bonita.

Quando ela me contou como foi o processo de morte e despedida eu chorei e disse que mesmo triste a morte dele foi bonita. Mesmo através da tela de um celular ela pode se despedir do seu pai e conseguiu estar presente na sua partida. Pôde cantar para ele e se despedir dignamente. 

A família pôde transmitir à ele que ele não estava sozinho. A única coisa que ela não queria é que ele estivesse sozinho no momento da sua partida. Mas, isso só foi possível porque algum dia nos foi dito que isso existe e é possível.

Hoje, vejo a morte como um processo belo. Nascer é belo, morrer também pode ser. Com tudo que um luto exige, mas com beleza. Porque para morrer não tem ensaio. Quando acontece não tem retorno de cena, ensaio nem script.

Aquele ente querido teve uma vida significativa e importante e esse momento merece ser belo. Sua morte merece ser tão bela quanto sua vida num corpo físico. E essas pessoas devem ser lembradas pelos que viveram e não como morreram. 

Não podemos simplificar a vida de uma pessoa pelo fato de ela morrer, seja por COVID, câncer, atropelado, acidente.

Para morrermos vamos precisar deixar esse corpo de alguma forma. E essa forma não reduz a significância dessa pessoa. Ela continua sendo a pessoa amada de alguém!! O pai, avô, marido, amigo, tio...

#cuidadospaliativos #vida #morte


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.