Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A NECESSIDADE DO DIÁLOGO TRANSFORMADOR

A NECESSIDADE DO DIÁLOGO TRANSFORMADOR
Vanessa Tadeu de Paiva
jan. 27 - 3 min de leitura
020

Analisando o panorama mundial num momento tão peculiar como este, no qual a humanidade vivencia tantas perdas, vítimas de um inimigo invisível, além da mudança de comportamento advinda da obrigatoriedade de manter-se distante socialmente, nos faz refletir sobre a conduta de pouco tempo antes.

Esse distanciamento entre amigos, familiares e relacionamentos íntimos já estava sendo cotidiano devido a atratividade e o consumo de tempo por parte das mais diversas formas de se relacionar pelas redes sociais.

Colocando-nos na posição de observadores diante dessas alterações comportamentais, podíamos presenciar integrantes de uma família inteira sem comunicação, cada um explorando seu universo pessoal por meio dos mobiles e computadores.

Casais que foram perdendo a intimidade e até o conhecimento do seu cônjuge ou companheiro devido as mais diversas mudanças de opinião, sonhos, medos, projetos, influenciados por uma mente coletiva presente nessa grande mídia social virtual.

Segundo o estudo da Psicanálise e Psicologia Analítica, há um processo no comportamento do ser humano influenciado por fatores externos que ditam uma expectativa social acerca do comportamento denominado "persona", nada mais é que criações de "verdadeiras máscaras" para atender tais expectativas e se sentir pertencente aquele grupo social.

Posso exemplificar essa tese fundamentada por Carl Gustav Jung, através de uma situação comum como numa circunstância desagradável diante de um chefe, onde a pessoa sente raiva ou tristeza e ainda expressa um sorriso e uma fala diametralmente oposta a que falaria, sem a presença da malfadada "máscara".

Assim, as pessoas passam a se comportar de uma maneira padronizada, segundo os conceitos e influencias educacionais, culturais, religiosas, sociais, etc, deixando de expressar seus verdadeiros sentimentos e necessidades e chegando a perder esse contato consigo mesmo, o que corrobora para doenças psicossomáticas, mentais e relacionais, principalmente.

Todavia, apesar de todas essas observações, é possível visualizar uma esperança em meio a esse caos. Todo esse processo de "mascarar-se", de distanciar-se de seus relacionamentos por uma mudança comportamental em face das redes sociais, foi materializado por essa pandemia.

Nesses meses as pessoas, de fato, se apresentaram mascaradas, tiveram que se adequar ao home office, a uma vida virtual, que acabou tornando-se o único meio de relacionamento, justamente pelas redes sociais. E essa situação oportunizou a reflexão, a percepção de como perderam grandes oportunidades de contatos físicos, de conexão, de comunhão, de intimidade.

Após tudo isso, um novo tipo de consciência parece surgir: o valor da conversa entre aqueles que amamos, o diálogo transformador, a necessidade de se permitir exercer a inteligência relacional num formato de amadurecimento das emoções e escolhas, decidindo por relacionamentos saudáveis.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.