Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A ORFANDADE NOS SISTEMAS FAMILIARES

A ORFANDADE NOS SISTEMAS FAMILIARES
Anna Soligo
fev. 23 - 4 min de leitura
0230

Em uma semana cheia de emoções a nossa amada professora Olinda Guedes encerrou com louvor mais uma imersão totalmente gratuita em Constelações Sistêmicas.

Ao mesmo tempo, realizou uma sequências de lives em seu Instagram @olindaguedes, respondendo à perguntas, apresentando resultados...

Um verdadeiro show de amorosidade que só a Olinda com sua elegância ímpar sabe proporcionar, e de forma tão, tão curativa.

Na Live do dia 18/02, nossa professora iniciou falando sobre a orfandade antes de entrevistar a constelada da noite anterior. E a orfandade, é um tema que me toca fortemente enquanto terapeuta, pois em meu sistema, também a orfandade se fez muito forte e presente.

Sempre, em meus atendimentos como terapeuta, aparecem pessoas com dores muito profundas em relação aos seus pais. Dores que adiam o sonho do realizar.

E quando percebemos essa orfandade? Quando o nosso cliente está aborrecido, encontrando culpados pra tudo, quando fica o tempo todo reivindicando, tem vícios como o alcoolismo...

São tantos os sintomas que vão aparecendo! E a cada queixa podemos perceber o sofrimento alojado dentro do coração do nosso cliente. Sobrecarga por estar se embalando sozinho, lambendo as próprias feridas.

A orfandade é um sentimento muito solitário que leva à uma depressão profunda. 

Muitos que sofrem desse mal exteriorizam suas ausências por meio das compulsões: alimentar, de acumular coisas comprando excessivamente.

Toda compulsão revela uma falta!

Lembro de uma cliente que comprava roupas sem parar, estava atolada em dívidas e mesmo assim continuava comprando. 

Memória transgeracional de orfandade. Sua avó materna faleceu deixando a mãe, uma bebê de apenas 2 anos.

Mas e quando o seu cliente diz não haver orfandade no sistema e mesmo assim essas características, esses sentimentos são latentes na vida dele?

Ali, por certo, estão memórias de abandono, de orfandade de pais vivos. E isso é possível? Claro que sim! Por isso, muitos de nós sentimos órfãos da falta de tempo dos pais, de pais provedores, onde o essencial aprendido era apenas a subsistência.

Ah, oonde está o amor? Está ali, há duas, três gerações... Ficou à espera!

O mesmo amor que em sua ausência trouxe a dor, é o que agora retorna e é capaz de trazer a cura!

Mas e quando não é possível olhar os pais? E quando a dor é tão grande, quando é causada por pais disfuncionais? Quer dizer que nunca vou ter uma vida saudável, próspera e feliz, porque nunca será possível dar um lugar no meu coração?

Não! A orfandade pode ser curada! E a cura começa quando aprendemos a não nos sentirmos culpados por não poder acolher pais abusadores, aliciadores, espancadores, e por aí vai! A lista é infinita no universo da disfuncionalidade...

Olinda sabiamente nos ensina a diferenciar pai de genitor, mãe de genitora. Às vezes somente a vida é possível, portanto, a verdade vos libertará!

Aos pais, gratidão pela vida e pelo algo mais que me deram, sem cobranças.

Aos genitores, gratidão pela vida que me foi entregue! Ela é suficiente da forma que é!

O que nos diferencia nesse processo? Nada! Absolutamente nada! 

A vida é o maior presente! Com ela podemos realizar o que até então ainda não se tornou completo.

E o que faltou? Agora, podemos nos proporcionar, por meio do auto cuidado, da terapia, de nos tornarmos pessoas e pais funcionais. 

E se eu não conseguir sozinho? Então, tomamos essas figuras parentais com muito respeito. Uma avó, um padrinho, um santo de devoção...

A partir de então podemos estar abertos aos milagres!

Gratidão Olinda, por tantos ensinamentos preciosos!


Denunciar publicação
    0230

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.