Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A palavra essencial, a visão de longo alcance!

A palavra essencial, a visão de longo alcance!
MARLEIDE FALCAO DA SILVA
jul. 31 - 7 min de leitura
000

No mundo corporativo comercial, encontramos arte e o que não é arte em vendas, aqueles que abrem as portas e os que fecham, aprendemos e desaprendemos para aprender de um novo jeito, mas uma coisa é certa, esse mundo é altamente dinâmico e desafiador.

Nesse mundo corporativo também encontramos talentos admiráveis, sucessos que parecem despercebidos, no entanto contribuem muito na vida de muitas pessoas, e aqui no coração de Pernambuco temos um jovem inspirador para o aqui e agora: Hélio Silvestre, ou melhor ainda, carinhosamente chamado de Helinho.

Um dia, eu estava em meio a um turbilhão na vida profissional, no auge de minha carreira me vi obrigada a pedir demissão pelas várias ameaças recebidas de meu superior direto, essas ameaças se estendiam inclusive à minha vida pessoal familiar, e tive que “partir do zero”, essa foi a minha expressão. Lembrei de algumas pessoas que sempre foram muito parceiras e entre elas estava Hélio Silvestre, bem mais conhecido como Helinho e fui falar com ele relatando o que houve, com o que eu estava trabalhando naquele momento, e repeti a expressão: “partir do zero”, de imediato ele tomou a palavra e me diz:

“Marleide, nunca mais repita isso, você está partindo do 0,1, agarre esse 0,1 e transforme a sua vida”. Bendita palavra essencial que carrego até hoje.

Podemos modelar um indivíduo em seu sucesso, modelar é se basear nas estratégias usadas por quem atingiu o sucesso, no entanto é preciso conhecer a história desse indivíduo, de seus contextos e do que ele viveu até chegar lá.

Hélio Silvestre iniciou a sua trajetória como vendedor de seguros entre os 17-18 anos  através do conhecimento de seu pai. Em 1998, aos 19 anos, ingressou no comércio atacadista, trabalhando no depósito, pois naquela época não se falava em LOGÍSTICA.

Em seu novo emprego, começou a se destacar, assim como foi acumulando outras funções e no ano de  2001, assume um novo projeto da Empresa a qual fazia parte: PROJETO DISTRIBUIÇÃO, ele compreendeu algo muito além, esse seria o futuro do  negócio da Empresa, mas também era o seu.

De uma versatilidade tamanha, sua capacidade de assumir e comandar áreas diferentes e que se entrelaçavam para um resultado de vendas, respondeu pelas  áreas de logística, comercial e TI, contudo seu talento para executivo de alta performance floresce no comando da equipe comercial de compras e vendas.

Com o passar dos anos, resolveu voar mais alto e em 2014, então pai de 4 filhos e o responsável pela sustentabilidade deles, mesmo considerando que seria uma decisão muito difícil a ser tomada, ele foi em frente:

“Tomei a decisão mais importante da minha vida, pedi demissão sem saber para onde ia, só sabia que queria ser dono do meu negócio”.

Considerado por muitos profissionais como um verdadeiro parceiro, é possuidor de uma visão de longo alcance, uma visão a laser, assim sendo é capaz de segurar a mão daquele representante com o produto mais simples e impulsioná-lo pra frente, sendo assertivo e ao mesmo tempo direto quando se trata do “SIM” e do “NÃO”.

“Helinho é um executivo como poucos nesse meio, sendo um exemplo como profissional,  humilde e inteligente demais, de uma grandiosidade ímpar, ele tira a gente de lá debaixo e faz com que cresçamos junto com ele. Sou muito grato a ele,” Vital Lima, representante comercial.

A palavra essencial, aquela dada a quem precisa e recebe, sai da alma, pode inclusive ser vinculada a um gesto. A palavra essencial tem a ver com o se importar e da conexão com o outro. Às vezes até o silêncio e um olhar de compaixão é uma palavra essencial. Quando ela é dada num momento importante, daquele quando você mais precisa de ajuda, essa palavra pode virar uma âncora de poder e transformação que você poderá acionar quando for necessário, e isso aconteceu comigo quando há poucos anos tomei um golpe financeiro que me levou a prejuízos acima de R$ 100.000,00, além do abalo emocional fortíssimo, então me lembrei do episódio escrito no início desse texto e claro daquela palavra essencial vinda de Helinho:

“Marleide, nunca mais repita isso, você está partindo do 0,1, agarre esse  0,1 e transforme a sua vida”.  

Acontece que essa palavra também me levou à lembrança dele enquanto pessoa e de algo que temos em comum: a visão de longo alcance, então tomei a melhor decisão de minha vida, reavaliei toda a minha trajetória profissional, fiz novos cursos e reciclei formações anteriores, investi muito profundo em minha capacitação e aquilo que pareceu ser o momento e a decisão mais difícil, se transformou naquilo que faço hoje com muito mais profundidade, amor  e dedicação: desenvolver e ajudar na transformação de pessoas.  

Helinho, como um bom leonino é possuidor de valores como coragem e caráter.  Esse jovem executivo de 42 anos traz em sua veia o jeito enérgico de lidar com o mundo dos negócios, da paixão com os projetos que sente lá dentro de si, de ver longe o que outros não enxergam, do esforço necessário para a melhor solução em meio aos desafios, inspirado em liderar também com o coração, exercendo uma gestão poderosa de maestria deixando que todos tenham o seu lugar ao sol.

“Gratidão Helinho, pela profissional que você ajudou a me transformar; com você aprendi que nunca o que fizemos é suficiente, sempre há espaço para buscar mais, ir além, de forma estruturada, dinâmica e imediata. Admiro-te muito e saiba que sempre será uma referência e espelho para a minha evolução contínua.” Adriana Lopes, representante comercial.

Espero que esse texto possa inspirar a você, compreendendo que o caos pode ser uma grande oportunidade para a  transformação, a encontrar histórias que podem inspirar e a palavra essencial para despertar a visão de longo alcance  e para finalizar, em suas próprias palavras, Helinho diz:

“Acredito muito em mim e com o apoio da minha família fui em frente. Escolhi  a  Dia Distribuição e hoje não tenho dúvida que foi a melhor decisão e melhor escolha”.

Marleide Falcão é executive coach, palestrante e facilitadora de cursos para o desenvolvimento humano e de liderança como Eneagrama, PNL, Coaching, Comunicação Eficaz, e tem como desafio levar às Empresas o pensamento sistêmico.

 

Email: marleidefalcao@gmail.com 

Instagram: @marleidefalcao   

WhatsApp: (81) 99518.2400


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.