Para os indonésios, a palavra Perdamaian maravilhosamente expressa: “encontre o seu lugar no mundo e aja de acordo com ele, isto é paz!”.
Um dos bons caminhos que conheço para a construção da cultura de paz, é a meditação.
A meditação dentre outros, pode nos apoiar emocionalmente diante desta avalanche de violência que estamos vivendo no país de toda ordem com o acirramento conflituoso de brasileiros contra brasileiros, o que está causando adoecimento como desmotivação, apatia, depressão, pressão alta, pré-infarto, enfim, sintomas físicos dos mais variados, e que nos leva a uma sensação agoniante que não damos conta, que não vamos dar conta.
O método Heart Math, desenvolvido pelo Heart Math Institute -Instituto de Matemática do Coração dos Estados Unidos, desenvolveu uma metodologia validada cientificamente desde 1991, ajuda as pessoas a reduzir e evitar o estresse ao experimentar paz, alegria e bem-estar. As pesquisas demonstram que, se acrescentamos o coração às nossas atividades e nos relacionamentos, alcançaremos o equilíbrio conosco mesmos e com os demais. A isto estão chamando de “nova inteligência transformacional”. O Heart Math Institute, para isso desenvolve a técnica chamada de “coerência cardíaca”, uma modalidade de tratamento comprovada cientificamente que permite reduzir o stress, desenvolver a resiliência para lidar com os desafios e aumentar os níveis de bem-estar, metodologia esta em que o coração é tratado como energia organizadora de todo o corpo humano, que dirige o cérebro e cria um campo energético em volta do indivíduo, maior que o cérebro.
Dos estudos já realizados, descobriu-se que, quando respiramos através do coração, começamos a viver a partir da compaixão, o que estimula a transformação dos pensamentos: os pensamentos de julgamentos desaparecem, ficando os compassivos. Verificou-se, também, ser essa prática um eficaz tratamento para os que sofrem do coração: serve como tratamento médico e tratamento para a humanidade, pois, através dela, paulatinamente, alcança-se a “coerência cardíaca”: um estado psicofisiológico, onde a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória se encontram em perfeita sincronia arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico. Nesse estado, há um aumento da intensidade da energia, medida em milissegundos-Hertz, no Espectro da Densidade de Potência do eletrocardiograma (EGG)”. (Marco Fábio Coghi, Coerência Cardíaca, 2017).
A questão que então surge, é: Como respirar através do coração?
A técnica que uso para mim, meus alunos e clientes, é através da meditação.
Vamos experimentar?
Sente-se confortavelmente num local tranquilo, com a coluna ereta e os pés bem apoiados no chão, este sentar-se nos enraiza com o pé direito ao sistema familiar paterno, e com o pé esquerdo ao sistema familiar materno.
Feche os olhos.
Faça algumas respirações pausadas, com a atenção voltada à inspiração e à expiração.
Vagarosamente, imagine seus pulmões dentro de seu coração.
Lentamente, comece a respirar através de seu coração.
Nessa respiração (com o coração), vá visualizando internamente, algo que você já fez que deu certo, lembre-se par e passo como isso aconteceu, e finalmente, o êxito desse feito.
Visualize mentalmente "o seu lado que deu conta", respirando com o coração.
Agora visualize algo que você objetiva - respirando com o coração - em detalhes.
Visualize o êxito desse objetivo, por exemplo, visualize-se em harmonia, em equilíbrio, com saúde, vendo-se dando conta do que você está estabelecendo como a próxima meta, relacionar-se bem com alguma ou mais pessoas, etc
O tempo é curto? Apareceu algo urgente para resolver? Enraize os dois pés no chão fortalecendo com o direito o sistema familiar paterno e com o esquerdo o sistema familiar materno, e respire com os pulmões em seu coração, o seu lado que dá conta!!!
Martha C. Sertori.
Facilitadora em círculos restaurativos sistêmicos e Comunicação não violenta.
Terapeuta em Constelações Familiares e Professora em Educação-Pedagogia Sistêmica.
https://mcatalunha2.wixsite.com/sertori-constelacao