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A pertença faz toda a diferença entre as pessoas do grupo

A pertença faz toda a diferença entre as pessoas do grupo
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
jan. 14 - 4 min de leitura
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O que fazer para nos sentir parte de um todo, onde estamos inseridos?

Como um professor pode mediar esse sentimentos entres seus alunos?

O que significa a palavra pertença?

No dicionário significa: aquilo que faz parte de; pertence, propriedade; atribuição.

No termo  jurídico significa: qualquer coisa que, por disposição de lei ou destinação natural, encontra-se ligada ao uso de outra como acessório, apêndice ou complemento.

Quais os sinônimos dessa palavra?  

Pertença é sinônimo de: propriedade, acessório, domínio, atribuição, pertence, e faz parte do domínio de... interligado à uma determinada situação.

Assim, no contexto organizacional, quando um sujeito pertencer a uma comunidade sobrepõem-se constantemente interações do indivíduo com o grupos, com o seu trabalho, atividade e com a organização, daquela comunidade.

Aqui definiremos comunidade como unidade constitutiva de uma sociedade mais ampla, onde indivíduos se agregam para evoluir, aprender, descobrir.

Sendo essa comunidade um agrupamento de indivíduo, onde representa qualidade comum como um habitat definido, como instituições sociais suficientemente desenvolvidas para satisfazer as necessidades da sua população.

Ainda o termo comunidade pode ser definido como: uma forma de associação muito íntima, um grupo altamente integrado em que os membros encontram-se ligados uns aos outros por laços de simpatia.

Então qual o motivo de alunos serem excluídos, mesmos estando em determinada classe? E por que alunos que fazem parte de determinada comunidade escolar, não interagem com o grupo?

Não seriam padrões que estabelecermos que nos afastam? 

Estabelecermos metas de como o outro deve ser, criamos padrões de aprendizagens, comportamentais e se alguém difere do estabelecido por nossa meta, não permitimos participar do grupo.

Para Vila (2009), existem tipos diferenciados de aprendizagem e que os sujeitos aprendem de maneira diferente, considerando que cada indivíduo é único.

Assim não serve para estar na classe, pois em meu consciente estabeleço padrões de como deve ser o processo de aprendizagem revelado em  uma criança. 

Se a aprendizagem é segundo Palafox (2009), um acontecimento que ocorre da interação entre aluno e professor, assim a aprendizagem é objeto central do processo, e depende da estrutura ou do ambiente.

Para a sua compreensão, ela acontece numa perspectiva desenvolvimentista e a sua classificação é da seguinte forma: cognitiva, afetiva e motora. Sendo necessária um processo de interação e partilha no ambiente.

Para Martins & Ivanov (2009) é através da interação do indivíduo com o meio ambiente que são desenvolvidas as modalidades sensoriais, ou seja, onde localiza-se as áreas distintas do nosso cérebro, tais como zona da linguagem, da visão e do tato de acordo o o sentido pelo qual nos chega a informação.

Aprendizagem motora é o melhoramento gradativo de um indivíduo ao desempenhar um certo comportamento motor, que é analisado através da prática (Oliveira, 2010).

 Já Palma (SD) a porta para uma a habilidade é a comunicação, ele a define a aprendizagem como:

[...] um processo complexo onde estão interligados diferentes elementos, culminando na troca mútua e num inter- relacionamento entre as pessoas, comunicando-se a todo instante, através de uma complexidade de fatores presentes em cada momento, que buscam a interação e a troca mútua de conhecimentos, de informações, de emoções, além de ser uma necessidade fundamental do ser humano.

Assim sendo, o processo de aprendizagem é de troca constante, entre o que ensina e o que aprende. Nessa troca envolvem as emoções humanas e suas necessidades de ser reconhecido, respeitado, oportunizado um desabrochar da criança 

E esse deve sentir-se parte desse grupo, como parte que faz parte de um todo, onde precisa ser bem ajustado para o perfeito funcionamento do corpo. Quando reconheço que só passou a ser mestre, quando influenciou discípulo, capaz de tornar- se pequena miniatura do que sou, encontro o caminho da excelência no ensino.

 

 

 


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