Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A respiração e alguns benefícios

A respiração e alguns benefícios
Iraci Aparecida Franceschini
mai. 19 - 8 min de leitura
020

A respiração é o processo fisiológico de oxigenação do organismo, muito necessário para o funcionamento de cada uma das células que geram o corpo humano.

Por ser a capacidade de agir livre e realizada milhares de vezes ao dia, é comum que a respiração seja diminuída ao movimento de entrada e saída de ar e se torne uma função automática. Porém, é importante lembrar que a respiração vai muito além do inspirar e expirar – funciona como uma sequência padronizada que envolve cérebro, pulmões, coração, sangue e músculos em perfeita harmonia.

Recuperar a consciência e a coordenação da respiração é um verdadeiro remédio natural, capaz de curar situações complicadas de ordem física e psicológica.

Aprender a tomar consciência da nossa respiração e controlá-la tem o potencial de curar nossos corpos, bem como alcançar o bem-estar não só para o nosso corpo, mas também para a mente e o nosso espírito.

No Yoga, existe a prática do chamado “pranayama” é um exercício de respiração que simplesmente pode ser traduzido como estender a respiração.

Existem diferentes traduções para esta palavra em sânscrito, mas pode ser dividida em dois significados:

“Prana”, como força da vida ou energia e “yama”, como controle ou disciplina.

Ao fazer dos panayamas um hábito, você promove uma infinidade de benefícios para a sua vida.

Abaixo elencamos alguns deles:

1- Redução do estresse

Com a correria do dia a dia nos vemos cada vez mais em prazos apertados, com crises de ansiedade e autocobrança em excesso, assim, nossos níveis de estresse ficam lá em cima, ocasionado problemas para nossa saúde mental e física.

Dessa forma, os pranayamas são verdadeiros aliados, já que ao aprender a controlar e estender o prana por meio da respiração, você promove um reequilíbrio do organismo e também um alto estado de relaxamento, diminuindo o estresse e seus desdobramentos.

2 - Auxilia na perda de peso

Engordar, muitas vezes está relacionado ao ritmo acelerado da nossa rotina e ao comodismo na hora de decidir o que ingerir.

Muitas das vezes nos vemos em fastfoods ou consumindo produtos ultra processados ocasionado ao nosso estresse e a falta de tempo.

Assim, quando você controla esses desafios diários com a ajuda dos pranayamas, você adquire uma clareza mental maior sobre o que deve ser ingerido para melhorar sua saúde.

Além disso, algumas técnicas de pranayama realmente queimam gordura da região do abdome.

3 - Melhora no sistema linfático

O sistema linfático exerce um importante papel no nosso organismo. Ele é responsável entre outras coisas por transportar a linfa, fluido rico em células brancas que são responsáveis na defesa do nosso corpo.

Ocorre que muitas vezes, esse sistema não funciona corretamente e acumula toxinas, trazendo a sensação de inchaço e dificultando o funcionamento do sistema imunológico.

Assim como os demais exercícios de Yoga, os pranayamas, fazem uma movimentação dos órgãos, atuando parecido com uma bomba para o sistema linfático, drenando-o e não permitindo que seu fluxo seja impedido.

4 - Pele mais brilhante

Se você faz uso de cosméticos e tratamentos para deixar sua pele mais bonita e não vê resultado, a causa pode estar na sua respiração.

Modificar isso, praticando os pranayamas, você melhora bastante a sua respiração, abastecendo e distribuindo a todo o seu corpo doses extras de oxigênio. Isso resulta em uma pele mais brilhante, bonita e saudável. Descobrir um estilo de vida mais saudável é uma maneira de estar em paz consigo mesmo, se reconectar novamente com seu eu interior e ter uma rotina muito mais equilibrada.

RESPIRAÇÃO CORRETA

Se queremos usufruir dos benefícios da respiração, o primeiro passo é respirar de maneira correta. A inspiração deve ser feita pelas narinas e a expiração pela boca, sempre em movimentos longos para encher e esvaziar os pulmões completamente.

A região do abdômen (na altura do diafragma) deve dilatar durante a inspiração, evitando que o ar se concentre na região superior do peito.

A entrada e saída do ar devem ocorrer sem que os ombros sejam tensionados ou movimentado para cima e para baixo.

Abandone a respiração curta e ofegante nos dias de estresse e se concentre em suprir de bom ar o corpo de forma certa – os benefícios são instantâneos!

BENEFÍCIOS PARA O CORPO

A respiração consciente e ativa provoca forte emoção no pleno funcionamento do corpo inteiro e de maneira positiva.

Um dos primeiros benefícios percebidos é a melhora da capacidade pulmonar. Quando a respiração é pouco profunda, os músculos do pulmão reduzem seu desenvolvimento mesmo sem a presença de alguma doença.

Quando a respiração é completa, os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior.

Pulmões mais fortes e resistentes são especialmente benéficos para doentes com asma, bronquite ou alergias respiratórias.

O coração também sente os benefícios da boa respiração, pois a má oxigenação do sangue intensifica a atividade cardíaca, exigindo maior efeito de bombear o sangue para garantir que as células recebam quantidades suficientes de oxigênio. Sendo assim, respirar de maneira profunda combate a carga excessiva do coração, relaxa os músculos cardíacos e reduz a pressão arterial e favorece o metabolismo celular.

Quem não respira bem, não dorme bem. O fornecimento insuficiente de oxigênio para o corpo mantém o cérebro em estado de alerta, impedindo que entre no sono profundo e reparador. Respirar corretamente ao longo do dia permite um sono mais revigorante e reduz a incidência de insônia, uma vez que o corpo já se encontra mais relaxado na hora de dormir.

Até mesmo o funcionamento intestinal pode ser beneficiado pela respiração correta. A movimentação do diafragma durante a respiração profunda estimula os movimentos peristálticos do intestino, melhora a digestão e reduz a ocorrência de constipação.

Por fim, a boa oxigenação do corpo melhora a postura, reduz as tensões musculares, combate os radicais livres, o envelhecimento precoce e ainda ajuda a emagrecer, por favorecer o pleno funcionamento do metabolismo.

BENEFÍCIOS PARA A MENTE

A respiração lenta, profunda e consciente é um dos melhores remédios para diminuir as sensações de estresse e ansiedade, graças à sua potente capacidade de relaxamento. Respirar de forma rápida e superficial deixa o sistema nervoso expontaneamente em estado de alerta, pronto para enfrentar situações tensas ou estressantes. Além disso, a oxigenação reduzida do cérebro deixa o raciocínio perturbado e sem foco, favorecendo reações repentinas e mal deliberadas. Ao respirar com calma e consciência, o corpo compreende que não há perigo elevado e retoma seu estado físico e emocional equilibrado.

Tal reação é ocasionada porque a respiração profunda estimula a liberação do ácido gama aminobutírico (GABA), principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso. Sua ação no nosso corpo é a de um potente calmante e ansiolítico natural, restomando a tranquilidade e o controle das emoções.

É por conta da liberação deste neurotransmissor que a respiração profunda é muito indicada para o controle de crises de ansiedade e de outros transtornos psicológicos.

Além da questão emocional, a respiração correta também traz benefícios à saúde cognitiva.

O cérebro necessita de oxigenação abundante para funcionar de maneira plena – quem pratica uma respiração superficial tende a enfrentar problemas com atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e compreensão.

Respiração é vida, energia e bem-estar para todos nós seres humanos desse planeta.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.