Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A VIDA, A ESCOLA E AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

A VIDA, A ESCOLA E AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Maria Célia Pexe Plens
jan. 5 - 3 min de leitura
000

A escola é o primeiro grupo social que frequentamos fora da família. A escola é um ser vivo cheio de energia vital capaz de influenciar a vida.

Em nosso modelo escolar ainda prevalece a ideia de um professor que ensina e um aluno que aprende. A criança fica passivamente esperando e cumprindo tarefas para ter êxito ou obter notas. Por causa dessa situação, a maioria de nós deixou de ser autoral e passa a vida esperando a oportunidade, a promoção no trabalho, uma coisa boa acontecer na vida. 

Esse modelo se modifica, quando, as famílias compartilham a ideia de que a escola é importante, que estudar é interessante, é engrandecedor. Os pais que estudam, leem, pesquisam as situações que possam melhorar a própria vida, incentivam as crianças. Nestes casos a escola tende a ser um ambiente acolhedor, de onde não se quer sair.

Quem sempre estuda tem sucesso.

A partir do contato com os pais aprendemos a prosperidade. A escola vai validar isso. É continuação do êxito na vida. Êxito que começou em casa quando aprendemos disciplina e hierarquia. Isso levamos à escola onde vamos aprender outras regras.

Se a família não prepara a criança para a escola, a criança tem insucesso também na vida e no trabalho. Acaba doente, infeliz e não próspera.

A criança aprende quando está em paz. Quando o lar está em harmonia.

Honrosamente sou filha de pais que valorizam a escola e a educação escolar.

Na roça, onde os livros eram raridade, mamãe nos permitia brincar com a Bíblia Sagrada. Sim! Porque nossa formação escolar sempre foi algo essencial, vital e sagrado.

Essa energia me trouxe às Constelações Sistêmicas e à Escola Real.

No Brasil, a abordagem sistêmica vem se popularizando de forma considerável nas últimas décadas.  

Seus princípios ou leis do amor: pertencimento, compensação e ordem voltam nosso olhar para nós mesmos e para o nosso propósito neste mundo.

Propõe-nos sermos mais autorais, mais autônomos nas nossas decisões.

A pedagogia sistêmica é um ramo das Constelações Sistêmicas que se dirige para a escola e para a vida, mostrando o inter-relacionamento entre ambas, que atuando juntas e na mesma direção, promovem a felicidade, saúde e a prosperidade.

Um terapeuta sistêmico pode, a partir de seus conhecimentos, orientar uma pessoa na escolha mais acertada da sua profissão ou carreira. O constelado resgata as várias profissões de sua vida com gratidão, honrando cada uma. 

Mesmo daquelas muito desafiadoras e sofríveis extrai-se algo de bom que venha contribuir com a escolha em questão.  Nenhuma atividade que fazemos está destituída de significado. Estamos à  serviço de um sistema e nossas memórias transgeracionais influenciam nossas preferências agora.

O olhar sistêmico também pode ser estendido às empresas através das constelações organizacionais. Atua nas empresas tudo que atua na vida pessoal. Se uma empresa estagna, não vai para frente mesmo com a dedicação e determinação dos líderes, deve-se constelar para trazer à luz os emaranhamentos e propor intervenções que os resolvam.

O acesso a esses conhecimentos nos concedem poder e nos levam a encontrar nosso lugar no mundo, nos conectar com nosso propósito e atingir a posição na qual melhor servimos.

Gratidão! Gratidão por estar aqui. Nada é acaso.

Gratidão à escola Real, à mestra Olinda e toda sua equipe.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.