Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AGORA É A TUA VEZ! A JORNADA DE UM VOLUNTÁRIO NA ÁFRICA

AGORA É A TUA VEZ! A JORNADA DE UM VOLUNTÁRIO NA ÁFRICA
Iraci Aparecida Franceschini
ago. 25 - 13 min de leitura
000

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: AGORA É A TUA VEZ A JORNADA DE UM VOLUNTÁRIO NA ÁFRICA

Autor (es): Jonas Kaz

Edição: 1.a Local de Publicação: Curitiba-PR

Editora: Ano: 2015


QUESTÕES ORIENTADORAS PARA FICHAMENTO:

1) Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

No globo repórter daquela noite iria descobrir sobre a vida na África. “Como é a vida dos africanos? O que comem, onde dormem e o que fazem?”

Percebi que com a África de alguma forma, eu poderia transformar aquela minha vida vazia em algo significativo.

Jonas a vida é agora e tenho que aproveitar enquanto estiver vivo. Sempre estarei aqui para ajudar as pessoas com as minhas mãos.

2) A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- Decidi que precisava fazer algo diferente, caso contrário teria sempre os mesmos resultados, então resolvi ficar em casa em uma sexta-feira.

2- Sentia que a minha ajuda não tinha poder algum de transformação para mudar a realidade daquelas pessoas.

3- Clube dos agricultores, esse projeto era composto de 21 líderes, sendo que cada um era responsável de trabalhar com 250 mulheres, totalizando 5.250 integrantes.

4- Infelizmente muitos deles se perdiam em busca de prostituição e de bebidas.

A diferença está no sal, o Ksima não tinha muito gosto devido à ausência dele, afinal, o sal custa dinheiro, coisa escassa na comunidade.

5- Em 1902 a igreja adventista construiu o primeiro hospital do Malaui, o Malamulo Hospital onde atendem uma população de 129 mil pessoas. Muito mais do que semear a palavra de Deus, eles também realizam ações.

6- Apesar de compreender a importância da educação na vida daquelas crianças não havia recursos financeiros para tal.

7- Como ele mesmo afirmou, era impossível tirar a verba do clube das agricultoras pois o alimento é questão de sobrevivência. Compreendemos a prioridade e deduzi que  a construção da pré-escola ficaria para outro momento ou para futuros voluntários.

8- Nunca vou esquecer o que vi no dia 13 de março de 2013. Foi a primeira vez na vida que vi um ser humano morrer, em consequência da falta de comida.

9- Várias instituições do mundo doavam fármacos sem consultar qual era a realidade local. A maioria deles nem sequer era utilizada, não havia serventia para a maioria daquelas doenças da região.

10- Aquela era a sua vez de dinamizar a vida de todas as crianças daquela comunidade.

3) Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia)

Na página 11 deste livro quando o autor enfatiza que “Fui tomado novamente por uma esperança grandiosa, onde o trabalho voluntário seria a solução para me conectar com a África. E, assim, acredito que recebi o segundo sinal de Deus".

4) O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Em 2020 a África do Sul cedeu espaço para a Copa do Mundo. Este espetáculo evidenciou que os esforços da população e de Mandela valeram a pena. O evento integrou ainda mais a população da África do Sul, para que o apartheid se tornasse uma vergonhosa cicatriz dos embates humanos, capaz de ser recordada, tal qual ele fez com o time Springbocks, apelido dado a seleção de rugby do país, há duas décadas.

5) Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Apesar de compreender a importância da educação na vida daquelas crianças, não havia recursos financeiros para tal. Como ele mesmo afirmou, era impossível tirar a verba do clube das agricultoras pois o alimento é questão de sobrevivência. Compreendemos a prioridade e deduzi que a construção da pré-escola ficaria para outro momento ou para futuros voluntários.

Todos podemos ser voluntários e contribuir nessa jornada.

6) Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Você realmente está neste mundo para fazer a diferença entre as pessoas e eu lhe admiro muito pela sua história e a honro e pela sua coragem, ajudar as pessoas menos favorecidas e levar apoio a nossos irmãos.

7) Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique 

Recomendaria a todos aqueles que não estão satisfeitos com o propósito e carreira que escolheram para as suas vidas.


Aqui vai um breve resumo deste livro maravilhoso: AGORA É A TUA VEZ A JORNADA DE UM VOLUNTÁRIO NA ÁFRICA 

No início das comemorações antes do jantar, tive meu primeiro contato com o microfone. Fui o orador da turma e falei para um público de 500 pessoas.

Me questionava quais habilidades além da profissão de farmacêutico eu deveria desenvolver.

Em contrapartida as inseguranças decorrentes da distância começaram a afetar o relacionamento. As desagradáveis brigas se intensificaram, me vi diante de duas variáveis: batalhar para mantê-lo ou romper de vez. Não lutar por um amor parecia fraqueza, mas de qualquer forma, decidimos romper e então priorizei o desenvolvimento da minha carreira.

Decidi que precisava fazer algo diferente, caso contrário teria sempre os mesmos resultados, então resolvi ficar em casa em uma sexta-feira.

No globo repórter daquela noite iria descobrir sobre a vida na África. “ Como é a vida dos africanos? O que comem, onde dormem e o que fazem? ”

Percebi que com a África de alguma forma, eu poderia transformar aquela minha vida vazia em algo significativo.

Li o relato de Navi Pillay, alta comissária das Nações Unidas para Direitos Unidos. Segundo ela diariamente 300 crianças no mundo morrem em consequência da desnutrição.

Desejava ir para lá mas não gostaria de ficar sem o churrasco do meu pai e a maionese da minha mãe.

As mulheres chegam a perder um terço da sua vida no fato de ir e vir para buscar água de um poço.

Gostaria de ir para lá, mas sem perder o meu carro, fui novamente tomado por uma experiência grandiosa, onde o trabalho voluntário seria a solução para me conectar com a África. E assim, acredito que recebi o segundo sinal de Deus.

Ao ouvir o valor a ser investido, senti que estava diante do meu primeiro obstáculo.

Após dois anos de trabalho no hospital, senti um peso ao me despedir de meus colegas.

Por que fazer isso com sua carreira Jonas? Logo agora que está guardando dinheiro para construir algo. Por que vai largar tudo e ir para longe? Minha resposta era única: E por que não? Por que não agora que tenho saúde, vontade e essa inquietude dentro de mim?

Arrecadação de Fundos: Nossa equipe resolveu pedir doações, essa escolha foi um baque para mim, eu realmente preciso disso? Me interrogava mentalmente. Meu pai nunca deixou faltar nada em casa, abandonei uma carreira de dois anos para pedir dinheiro na rua, no auge da neve?

Jonas a vida é agora e tenho que aproveitar enquanto estiver vivo. Sempre estarei aqui para ajudar as pessoas com as minhas mãos.

Conversei com algumas meninas e, claro, a conversa só ficou mais interessante porque há pouco tempo eu havia assistido Invictus. Baseado na história de Nelson Mandela, o filme relata a Copa do Mundo de Rugby em seu pais em 1995.

Em 2020 a África do Sul cedeu espaço para a Copa do Mundo. Este espetáculo evidenciou que os esforços da população e de Mandela valeram a pena. O evento integrou ainda mais a população da África do Sul, para que o apartheid se tornasse uma vergonhosa cicatriz dos embates humanos, capaz de ser recordada, tal qual ele fez com o time Springbocks, apelido dado a seleção de rugby do país, há duas décadas.

Malaui possui um território pequeno, faz fronteira com Moçambique, Zâmbia e Lanzânia, ao sudoeste do continente. Por ser um país estreito, seus 24 distritos são divididos apenas entre sul, centro e norte. Sua agricultura gira em torno do cultivo do chá, cana de açúcar, milho e tabaco. Por mais que 80% da população vivia em área rural, o índice de subnutrição chega a 29%, o equivalente a mais de 4 milhões de pessoas, reduzindo consideravelmente a expectativa de vida.

Os homens vivem aproximadamente 37 anos, enquanto a estimativa para as mulheres é de 43 anos.

Já estava próximo de anoitecer, não aguentava mais a garganta seca e a necessidade de tomar um banho. Procurei uma torneira para o lado de fora da casa, só encontrei uma e ainda assim nada saiu dela. Frustrado, voltei para dentro, nesse instante percebi que era observado por um menino de aproximadamente dez anos. Ele poderia simplesmente estar brincando ou se divertindo com outras coisas, mas deixou qualquer outra distração de lado, para compartilhar do seu pequeno reservatório. Essa foi, definitivamente, a melhor recepção da minha vida.

Trabalho sem fronteiras: Ao chegar na farmácia hospitalar, me deparei com uma área abarrotada de comprimidos vencidos. Várias instituições do mundo doavam fármacos sem consultar qual era a realidade local. A maioria deles nem sequer era utilizada, não havia serventia para a maioria daquelas doenças da região.

Assim que acabarem as cinco camisinhas que vocês me entregaram, como faço para conseguir mais? Não possuo dinheiro para comprar mais, caso precise tenho que pedalar quilômetros até o hospital para conseguir mais cinco? Conclui que o mesmo problema acontecia com as pílulas anticoncepcionais e em seguida ele completo, esses comprimidos do coquetel matam mais rápido.

Minha energia se consumia cada dia mais, minha vontade de levantar da cama era nula e me sentia energeticamente sugado.

Sentia que a minha ajuda não tinha poder algum de transformação para mudar a realidade daquelas pessoas.

Nunca vou esquecer o que vi no dia 13 de março de 2013. Foi a primeira vez na vida que vi um ser humano morrer, em consequência da falta de comida.

Clube dos Agricultores, esse projeto era composto de 21 líderes, sendo que cada um era responsável de trabalhar com 250 mulheres, totalizando 5.250 integrantes.

Infelizmente muitos deles se perdiam em busca de prostituição e de bebidas.

A diferença está no sal, o Ksima não tinha muito gosto devido à ausência dele, afinal, o sal custa dinheiro, coisa escassa na comunidade.

We are happy to beee togheter.

Somos felizes por estarmos juntos.

Escrevi algumas frases que aprendi em cheadzchewa e ao lado coloquei sua tradução em inglês “Mwadzuka bwanji” tornou-se o “bom dia”: “zikomo” significa “obrigado” e a tradução de “ ndimakukonda” é “eu te amo”, eles saíram falando hello, thank you e I love you incansavelmente.

Em 1902 a igreja adventista construiu o primeiro hospital do Malaui, o Malamulo Hospital onde atendem uma população de 129 mil pessoas. Muito mais do que semear a palavra de Deus, eles também realizam ações.

Apesar de compreender a importância da educação na vida daquelas crianças não havia recursos financeiros para tal. Como ele mesmo afirmou, era impossível tirar a verba do clube das agricultoras pois o alimento é questão de sobrevivência. Compreendemos a prioridade e deduzi que a construção da pré-escola ficaria para outro momento ou para futuros voluntários.

Neste ritmo reformamos quatro pré- escolas e construímos outras três.

Aquela era a sua vez de dinamizar a vida de todas as crianças daquela comunidade.

Depois de alguns dias a primeira latrina estava pronta, ela era composta por um buraco no chão, base de madeira, paredes de barro e teto de palha, extremamente simples, porém era um espaço reservado para fazer as necessidades em paz. Com o intuito de melhorar o sistema sanitário local, mobilizamos as mulheres para que elas fizessem o mesmo e as incentivamos a construir as próprias latrinas.

Então ele nos explicou que os jovens devem ser inspirados pelos mais experientes. Sentar ao lado daqueles exemplos era a oportunidade que ele poderia nos dar, capaz de nos inspirar a lutar por estas causas.

Tatuei nas minhas costas “You=Me” para sempre lembrar que nós todos somos iguais, você é igual a mim.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.