[ editar artigo]

Ah! Nossa ancestralidade...

Ah! Nossa ancestralidade...

Ah! Nossa ancestralidade... é tão incomum. Eu nunca pensei que tivéssemos tantas raízes em tantos países diferentes. Já ouvi muitas histórias de fome, de dificuldades financeiras, de relacionamentos disfuncionais, de depressão, de medos... Já ouvi várias histórias tristes, com tantos obstáculos que, para os que viveram, parecia impossível passar por mais uma pedra em seus caminhos.

Hoje em dia, me pego pensando em muitas coisas... Se estou resolvendo dificuldades financeiras para outras pessoas, eu penso, automaticamente, em todas as pessoas que sofreram com isso em meu sistema familiar. Eu sempre digo que a vida não foi fácil pra ninguém, mas acho lindo que, apesar de tudo, eles sempre, sempre davam um jeito de dar a volta por cima. 

Minha avó Izabel tantas vezes me conta que eles tinham o que comer em casa, não em grandes quantidades, mas o suficiente. E quando chegava visita em sua casa, de um frango ela fazia um risoto e, logo, uma fartura na mesa. Meu avô Totó sempre trabalhou muito, se dedicava sempre e, apesar das dificuldades, conseguia até prover os seus filhos - já maiores de idade e, muitas vezes, já casados.

Então, sempre penso: tanto eles, quanto tantos outros, eles se preocupavam sim, mas eles tinham resultados quando eles agiam. Eles conseguiam sair das dificuldades porque, mesmo que inconsciente, criavam estratégias para resolver os problemas e corriam atrás disso. 

Nós somos descendentes de tantos povos que sofreram tanto, também; que não tiveram a vida nada fácil. Mas, pensando bem, eles fazem como minha avó Izabel, como meu avô Totó e como tantos outros de meus antepassados: eles criaram estratégias de sobrevivência e assim fizeram. E hoje, é isso que eu faço em minha vida e para a vida de outras pessoas: crio estratégias para vivermos uma vida sem preocupação, sem tristeza e com sucesso!

Pietra Derner Carneiro
20fev19 🌻

Instagram: @pietradernerc
Facebook: /pietra.derner

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você