DADOS DA LEITORA
Nome completo: Vania Patricia Santos da Silva
Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas
Data de Inscrição: 24/06/2021
DADOS DO EXEMPLAR LIDO
Título: Ah! Que bom que eu sei! A visão sistêmica nos contos de fadas
Autores: Brigitte Gross e Jakob Schneider
Ano: 2005
. Qual a mensagem global que os autores deixaram para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.
Neste livro os autores trouxeram excelentes informações que estão ligadas aos diversos laços familiares e de como as histórias dos contos de fadas revelam, de forma dinâmica, os sistemas e seus emaranhamentos. Também compreendi com essa leitura, como me aprofundar nas reflexões desses contos aos quais nos identificamos na infância.
. A partir do que você leu, enumere dicas para você criar excelência para sua vida.
- Aprendi que os contos de fadas analisados sistemicamente revelam dinâmicas;
- Que posso observar que muitos contos de fadas revelam amores cegos e repetições de padrões;
- Que em cada história existe um aprendizado e, a partir daí, podemos ressignificar nossa trajetória;
- Vejo agora que, dependendo da história do conto de fada com o qual nos identificamos, surge uma correlação com a dinâmica da nossa história, algo que vivemos, por isso essa identificação;
- Contos de fadas são excelentes oportunidades para analisarmos sistemicamente o desdobrar dos fatos;
- Quando identificamos os padrões da nossa família de origem, através da consciência e atitude, podemos criar outras imagens internas e fazermos o movimento de cura e seguir a nossa própria história;
- O amor é respeitoso, ele nos dá a oportunidade de sermos quem somos e também respeitar o outro como ele é;
- A cura é possível e esse movimento é individual, exige coragem e respeito ao que aconteceu. Agora levo isso em conta em tudo o que vivencio.
. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).
Tem um filme infanto-juvenil que gosto bastante com o titulo "Valente". O filme traz reflexões importantes acerca dos problemas familiares que todos nós enfrentamos.
A personagem da trama, criada pela mãe, já recebe a “carga” de ser sucessora ao trono de rainha, mas não poderia ser qualquer rainha, tinha que ser "A" rainha" e precisava seguir o script do reino.
Só que tem algumas questões importantes para se refletir nesse caso: será que a personagem tem aptidão para tudo isso que foi delegado para ela? E se ela tiver outros planos que não condizem com esses que já foram determinados? Faz sentido viver toda uma vida que foi desenhada pela nossa família de origem? Onde entramos com os nossos desejos, vocações e vontades? Será que para pertencer ao clã, precisamos nos sacrificar?
Quando estamos desalinhados com a nossa família de origem, temos dificuldades em trilhar a nossa própria vida. E quando treinamos sair desse circulo, nos sentimos invalidados, como se estivéssemos traindo o clã. Muitas vezes ir de encontro às regras do clã é libertador para ambos os lados.
. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?
Compreendi o quanto os contos de fadas, revelam situações que estão no nosso inconsciente. E a partir das análises sistêmicas podemos inclusive identificar alguns emaranhamentos que também estamos vivenciando.
. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?
Comprometo-me a analisar os contos que sempre gostei e quais são as diversas dinâmicas por traz dessas histórias e o porquê me identifiquei tanto.
. Se você encontrasse os autores do livro, o que você diria a eles?
Gratidão! Hoje compreendo que a minha identificação com alguns contos está ligada à algumas dinâmicas que vivenciei.
. Enumere pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
Indico esse livro aos meus colegas que são professores. A partir da leitura, poderíamos olhar com um pouco mais de amorosidade a trajetória dos nossos estudantes.
# fichamento