Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ALIMENTANDO A LEALDADE

 ALIMENTANDO A LEALDADE
Jordana Rosa da Silva
jan. 14 - 3 min de leitura
020

Para quem estou comendo além dos meus pais ? Meus pais tiveram uma infancia dificil, eram tempos de escassez.

Meu pai hoje com 62 anos não tem mais privação de alimento, pode comer tudo que tem vontade, mas o exagero é um dos seus pontos marcantes, tudo ele exagera na compra, o excesso faz parte das suas idas ao mercado. Ele não pode ver "pouca" comida na panela, sendo que aquele pouco é o suficiente para alimentar todos, mas para ele é pouco e ele fica nervoso, diz que perde até a vontade de comer quando acha que há pouca comida. A sua fome sem fim o dia todo até então para nos era gula, hoje vejo como lealdade aos nossos no tempo de escassez.

A minha mãe num dia exagera na quantidade que faz, no outro parece que vai alimentar um passarinho de tão pouco que fez, parece que anda nos dois estados de memória.

E assim fui entendendo a minha lealdade; todas as vezes que chega um tempo de crise em minha vida, eu sinto a necessidade de ir no mercado comprar, comprar e comprar. 

Ver o carrinho cheio nessas épocas é algo que tranquilizava a minha alma, e um certo dia eu me perguntei o motivo dessa agonia em comprar alimento sem necessidade naquele momento, e parece que sopraram no meu ouvido: "nós precisamos" e nesse dia entendi que tudo aquilo era para acalentar os meus.

Nessa época eu ainda nem sabia o que eram constelações, e hoje eu sei quem precisava da minha lealdade. Isso tudo é um processo que estou no caminho, as vezes ainda cometo o excesso na preparação dos alimentos. Ontem mesmo resolvi fazer um tutu a mineira pela primeira vez; fiz e ficou ótimo, mas fiz o suficiente para um batalhão, na hora a minha consciência me disse é muito, faça menos, porém, me deixei levar pelo inconsciente e fiz para um batalhão.

E por diversas vezes eu estou na cozinha preparando algo eu sinto aquele "faça um pouco mais" parece um pedido interno, mesmo sabendo que não é necessário.

Eu nunca lutei com a balança, sempre aceitei o meu sobrepeso como normal, levando em conta que tenho uma alimentação saudável, mas, agora eu aceito que não quero mais ser leal ao medo da escassez e muito menos ser leal a minha reserva de energia. 

Vai ser a partir de agora que os meus antepassados vão ficar em paz com aquilo que me é suficiente.

A minha saúde vale mais que a minha lealdade a escassez. 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.