CONCLUSÃO DO MÓDULO 4
"Sintomas e doenças são oportunidades para enxergarmos algo que está a espera da luz". Este conhecimento fez uma virada de chave na minha vida. Um novo olhar começou a fazer parte do meu dia-a-dia.
Meu sistema familiar apresenta muitos doenças e sintomas e agora acolho cada um deles: Miastenia gravis, diabetes, câncer, alcoolismo, hipotiroidismo, esofagite eusinofílica, depressão, cálculo renal, diverticulite, tabagismo, etc.
''SÓ PODEMOS CURAR ALGO QUANDO RECONHECEMOS QUE EXISTE". Estas anotações realizadas nos meus cadernos floridos, ajudam-me na prática deste conhecimento.
Nossa mestra nos ensina posicionamentos diante dos sintomas:
- Concorde com o que está sentindo.
- Seja obediente com o que precisa fazer para que haja a melhoria.
- Quem será que está, por exemplo, com tanta raiva que não poder ser cuidado, que não teve vida digna".
- Concorde com a dor.
- Cuide da dor.
- Agora eu me cuido , reverencio-me, vou ao encontro de mim.
- Acolha este sentimento.
- Acolha a dor.
Fico a pensar, como seria se todos os meus tivessem olhado para as doenças como mensageiros? Como seria se o mundo soubesse destas informações? Quantas curas poderiam existir!
Entender que o que cura angustia é mãe, e o que cura ansiedade é pai, nos mostra um horizonte de tranquilidade e segurança para transformarmos nossa própria vida e a de tantos que cuidados enquanto terapeutas. Pessoas com muita angustia, apresentam ausência a mãe = memória da falta da mãe, ausência da figura de segurança , faltou proteção, e ao menor estímulo parecido ocorre o disparo do sofrimento. Muito rico poder aprender a ter este olhar para os sintomas de todos.
Consegui através da ajuda sistêmica recebida aqui na Escola Real perceber que o disparo das doenças na minha mãe ressoam a falta de cuidado que teve com a própria mãe, e aos poucos vou cuidando disso através das constelações recebidas.
Quando nossa mestra mostra que Diabetes é falta de ternura, uauuuuu conecto-me ao meu falecido pai, quanto faltou, agora vejo e sinto.
E saber que todo sofrimento tem cura, que verdadeiros milagres poderão acontecer se sentirmos de fato a necessidade de transformar sintomas e doenças, em acolhimento e amor do que estava a espera, tornou-se minha missão de vida.
Verdadeiro processo de cura.
Eu concordo com o sintoma, e torno-me responsável pela mudança , porque agora eu sei.
Gratidão por tanto aprendizado que nos liberta trazendo à luz o que estava na escuridão.