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Ansiedade

Ansiedade

Uma das pragas desse século é a ansiedade. Não que ela não existisse antes, mas como nosso ritmo de vida acelerado, essa condição se agrava e ganha contornos trágicos.

Além disso, a avalanche de informação que recebemos, faz com que nosso cérebro não esteja no aqui e agora. Nosso pensamento se acelera a tal ponto que nosso corpo manifesta sintomas físicos. Estamos sempre em estados de atenção e alerta. A ansiedade altera seus hormônios e coloca você em uma atitude de luta ou fuga. É como se você tivesse um gerador de força o qual nunca se desliga. Até aí isso não seria um problema, se essa energia fosse usada. Porém, o que acontece com esse gerador, ou seja, nosso corpo, se não dissipamos essa energia? De alguma forma ela sai, no entanto, nem sempre é uma manifestação positiva. E se não sai, nosso corpo entra em colapso.

A ansiedade é algo natural do ser humano e nos ajuda a sobreviver. Porém, quando passa de um limite, transforma-se em uma condição crônica que pode desencadear muitos outros problemas. Além disso, se vivemos com ela por muito tempo e a alimentamos frequentemente, não é algo que se resolva com um evento esporádico ou uma intervenção terapêutica isolada. É preciso tirar camada por camada, até que possamos ter uma vida mais satisfatória ou aprendamos a lidar com ela.

Além da psicologia, há algumas terapias integrativas que podem ajudar a combater esse sintoma e hoje falarei sobre elas.

Constelação familiar

Um dos fatores que pode estar ligado a ansiedade é a ausência da figura parental masculina no sistema. Quando o pai não está, não sentimos a tranquilidade para descansar e nos permitir relaxar. A criança que cresce numa família onde esta dinâmica é forte, estará sempre alerta para sobreviver, por isso não consegue relaxar. Há de se ressaltar, que não estamos falando do genitor, mas de alguém que ocupe esse lugar de proteção. Por isso, uma ótima solução para ajudar na diminuição da ansiedade é a restauração das figuras internas parentais, principalmente a masculina.

Sabemos que há traumas que ultrapassam gerações, portanto é importante fazer uma constelação, pois pode haver dinâmicas muito profundas e muito antigas, as quais lhe influenciam e não lhe permitem viver uma vida sem tanta ansiedade.

Renascimento pela Respiração

Muitas pessoas tiveram gestações traumáticas por muitos motivos. Quando a criança pressente que é um perigo estar no ventre, muitas vezes ela quer sair o mais rápido de lá. É como se ela já aprendesse ali que sua velocidade interna tem que ser outra, e isso pode provocar ansiedade. Além disso, sabe-se que a criança recebe todo o sentimento que mãe vivencia e isso a influencia na sua forma de lidar com o mundo.

O renascimento, através de uma respiração circular, permite limpar essas memórias. Quando você faz mais de 10 sessões, você consegue se autoaplicar essa técnica. O Renascimento trabalha sua concentração, memória, limpa traumas corporais e de nascimento e permite que você esteja no aqui e no agora, portanto, diminui sua ansiedade.

Hipnose

Uma das características do ser humano é a economia de recursos. Por isso, frente a situações iguais e parecidas, respondemos da mesma forma. Quando temos eventos traumáticos, principalmente na infância, acabamos registramos as respostas negativas frente a esses acontecimentos. Quando uma criança não se sente segura e bem-aceita, pode desenvolver ansiedade, caminho esse que será reforçado ao longo da vida. A hipnose ajuda a ressignificar as situações bases para mudar nossas respostas. Também ajuda a sairmos de um transe ácido, ou seja, de uma situação que nos aconteceu e que continua nos atrapalhando.

Florais de Bach

Os florais de Bach são poderosas ferramentas contra a ansiedade. São as gotinhas de milagre. Eles trabalham mudando nossa vibração corporal fazendo com que muitas memórias sejam diluídas e com isso camadas de nossa ansiedade se desfazem. Em geral, os florais Holy, Impatient e Mimulus nos ajudam. Porém, um terapeuta floral poderá entender melhor de onde vem sua ansiedade e assim criar uma forma que atuará de forma muito mais potente.

Reiki

O Reiki é uma técnica que usa a aplicação, através das mãos, da energia vital presente em todo o universo. O terapeuta se conecta a essa energia e a aplica, permitindo que nos acalmemos e nos equilibremos. Quando temos crises e picos de ansiedade, nossos chakras e canais energéticos ficam bloqueados ou desalinhados, por isso o Reiki é ótimo para esse tipo de crise. Se você puder fazer o curso de Reiki, estará apto a se autoaplicar e fazendo isso pelo menos uma vez por dia, verá que sua ansiedade diminuirá com o tempo.

Reprogramação Biológica

Técnica que é uma fusão da nova medicina germânica, leis sistêmicas, PNL, física quântica e etc. Ela vai identificar exatamente qual foi o choque biológico que colocou seu organismo nesse pico de ansiedade. Ao fazer isso, seu corpo tende a se reorganizar.

Aurículo e Acupuntura

São ferramentas poderosas que trabalham em pontos energéticos. Um bom profissional fará uma anamnese e verificará os desequilíbrios que há no seu corpo. Assim você poderá diminuir sua ansiedade.

EFT

Chamada também de acupuntura sem agulhas. São pequenas batidas que você dá em pontos específicos. Quando a ansiedade surge, você pode se auto aplicar essa técnica. Claro que se você puder passar com um terapeuta, será muito melhor. É possível encontrar no youtube pessoas que mostram como se autoaplicar.

Microfisioterapia

Para quem não conhece, essa é uma especialização da fisioterapia que procura os traumas físicos que estão em nosso corpo. Muito desses traumas, quando ativos aumentam nossa ansiedade. É claro que nessa técnica, é seu corpo que mostrará quais questões quer liberar, mas após 3 aplicações, é provável que alguns traumas de ansiedade desapareçam ou diminuam.

Barras de Acess

Técnica que tem uma gama ampla de utilidade. No caso da ansiedade, ela trabalha de forma inconsciente muitas das nossas crenças limitantes. Ao liberar essas crenças, você vai se perceber menos ansioso.

Meditação

A meditação é uma ferramenta poderosa para lidar com a ansiedade. Existem vários tipos de formatos. Existe o mindfulness, meditação com visualização, meditação transcendental, meditações ativas, etc. Nem todas você tem de ficar quieto em um lugar, algumas podem trabalhar com movimentos. O yoga e o taichi são práticas físicas que são meditações em movimento. Veja qual se aplica melhor a você. A meditação só trará efeito sobre a ansiedade, se for feita de uso contínuo.

Vipassana

O vipassana é um tipo de meditação muito especial, pois você só poderá aprender tirando 10 dias de sua vida e se isolando do mundo. Serão 9 dias em silêncio nos quais você ficará só com você mesmo. Esse retiro lhe proporcionará um encontro consigo mesmo. Para mim, foi uma das experiências mais transformadoras que já fiz. A técnica me ajudou muito no combate ansiedade.

Hoje em dia, há muita soluções não farmacológicas, ou seja, remédios, para ajudar você a diminuir e controlar sua ansiedade. Quando jogamos esse sentimento para baixo do tapete, um dia nos fará tropeçar e aí, o uso de medicamentos torna-se quase que inevitável. Por isso, comece hoje esse caminho de cura.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira Seguir

Terapeuta sistêmico

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