Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

ANSIEDADE E A DINÂMICA SISTÊMICA

ANSIEDADE E A DINÂMICA SISTÊMICA
Elaine Araújo
mar. 8 - 4 min de leitura
040

 

O que devemos fazer diante de sintomas da ansiedade e como a constelação sistêmica pode ajudar no processo de cura.

"Ao tratar a Depressão e Ansiedade com a constelação familiar sistêmica, liberamos o emaranhamento com histórias do passado, dando lugar aos excluídos, buscando retomar o vínculo com os pais, resultando na plenitude e felicidade em liberar mágoas e tomar para si o passado e o quanto ele ensinou e fortaleceu, para que você se tornasse quem é hoje." Bert Hellinger

Olhar para o que o sintoma nos quer contar. O que ele quer nos dizer?

O sintoma é de todo um sistema, de toda a família. A ansiedade vem de diversas situações.

A ansiedade é algo que nos tira a paz.

Pode vir de um trauma de gestação, uma gravidez de risco, onde a mãe fica insegura e a criança sente todas estas sensações de medo e insegurança transmitidas pela mãe.  

Todo sintoma tem uma causa, todo sintoma vem de algo, algo que não foi olhado lá atrás, um segredo, uma mãe muito ansiosa, memórias pessoais, memórias transgeracionais.

Existe também a ansiedade condicionada, onde um adulto ansioso cobra que a criança coma rápido e faça algo rapidamente, dizendo que a mesma demora muito para concluir suas ações.

Precisa se olhar e perceber de onde vem a ansiedade.

Pode ser crianças não nascidas, abortos existentes no sistema, violação de ordem (hierarquia) e pessoas excluídas no sistema familiar.

Às vezes a pessoa ansiosa está na ansiedade do pai ou da mãe e está trabalhando para o sistema, esta pessoa precisa ser olhada com amor e empatia.  

A pessoa ansiosa sempre está no futuro e nunca está no passado ou no presente. Está presa a memórias que podem não ser suas, podem ser de seus antepassados ou memórias pessoais.

A energia traumática é um desafio na vida das pessoas, esta energia pode ser pessoal ou transgeracional.

Fazendo com que a pessoa não siga adiante, pois está parada olhando ao passado, histórias do sistema que a prende ao nó de emaranhamentos existentes.

A ansiedade pode estar ligada a exclusão do pai, avô, bisavô ou alguns pais do sistema, tem a ver com a exclusão parental do pai, não valorizar a o gênero masculino do sistema.  

“...memória de movimento da alma procurando pelo pai. Quando o vínculo com o pai está interrompido, a alma percebe esta urgência. Para se proteger deste perigo, inicia-se um movimento rápido, cujo sentimento é apreensão. Somos apreensivos quando sabemos que estamos em perigo. Quando o pai está presente, a ansiedade vai embora. ”Olinda Guedes – no livro, A verdade sobre o sofrimento humano.

Quem rejeita o pai, rejeita a si mesmo. Sente um vazio, não tem propósito de vida e tem dificuldade para realizar seus objetivos.

A ansiedade, ou seja, a síndrome do pensamento acelerado atinge a sociedade atual, revelando o desprazer de viver, tornando uma sociedade pessimista e escrava de pensamentos dramáticos.

“A doença é o sinal de que existe algo que aguarda para ser colocado em ordem. É sempre o amor que coloca algo em ordem. Principalmente o amor a um excluído que não tem lugar. Esse amor quer sempre mais. Também a doença quer sempre mais. O movimento em direção a mais é um movimento em direção à saúde. ” – Bert Hellinger no livro A Cura

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.