Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

APRENDIZADOS DO MÓDULO 1

APRENDIZADOS DO MÓDULO 1
MARIA PEREIRA SOARES
fev. 12 - 4 min de leitura
010

Para início de conversa, quero deixar claro que não estou neste curso com a intenção de ser consteladora profissional, mas simplesmente como forma de aprender a lidar com meus problemas e ter mais capacidade de enfrentar a minha realidade, com mais compreensão e alegria.

Foi muito gratificante, perceber que aos sessenta anos de idade posso realmente acreditar que nunca é tarde para realizar o sonho de viver melhor. Aprender sobre constelações facilitou a minha convivência com os outros, permitindo-me uma maior integração, tanto individual (eu comigo mesma) quanto grupal, sabendo que eu sou capaz de buscar soluções para os problemas e deixando uma velha mania de cultivar sentimentos de culpas.

Percebi que muitas coisas que tenho vivido, são heranças dos meus antepassados. Pude então rever a minha história e reconheço que todas as minhas conquistas pessoais vieram num tempo diferente do que acontece para maioria das pessoas.

Entrei para a escola com 13 anos de idade, ingressei na Vida Religiosa aos 28 anos e só terminei o curso superior com 55 anos e depois de iniciado os estudos das constelações, realizei um grande sonho, aos sessenta anos, consegui a Carteira Nacional de Habilitação.  

Essa foi uma alegria, que não tenho dúvida, só foi possível porque eu me tornei uma pessoa mais segura, confiante em mim mesma e nas minhas potencialidades.

Não posso deixar de mencionar a aula onde a Mestra ensina sobre o Campo, um assunto para mim, completamente novo. Mas trouxe para mim uma grande cura. Aprendi que em uma constelação todos podemos ajudar e ser ajudados, e então eu posso estar no campo sem me sentir “coitadinha”, pelo contrário posso me sentir participante e aberta ao crescimento.

A aula em que estudamos as técnicas de constelação, ajudou-me a recuperar o equilíbrio e perceber que embora eu não tenha a intenção de atuar como consteladora, posso desenvolver a  maturidade de ter vivenciado esse processo de cura. Sinto que o constelador, a pessoa que está facilitando aquele momento não  precisa interferir  impondo  a própria  vontade ou opinião, mas deixa que o campo traga as informações necessárias. 

Foi para mim uma oportunidade imensa de melhorar a minha própria vida.

Hoje percebo que no desempenho das minhas tarefas do cotidiano, que inclui ouvir as pessoas e oferecer algum tipo de orientação, tenho melhores condições de ajudar, pois os conhecimentos adquiridos permitem-me ajudar o outro a compreender que o problema e tem solução e que cada um tem condições de implementar as soluções dos seus problemas, buscando ajuda, conhecimento e o que for necessário para esse crescimento.

Isso também proporcionou-me a capacidade de me tornar mais solidária com os que sofrem.

Chamou-me bastante a atenção saber que as constelação pode acontecer individual ou em grupo e ainda presencial ou online. Pois mesmo sendo virtual, ela acontece verdadeiramente, e traz os resultados de cura e completude.

A sexta aula deste módulo foi a mais marcante, pela oportunidade de voltar ao meu passado e conhecer a minha história e perceber o porquê de algumas situações  em minha vida. Agora quero trabalhar tudo essas percepções e aprendizados. Penso que olhando para o passado vou poder viver melhor o presente e construir o futuro.

 Foi muito forte para mim a expressão “sinto muito”.

Foi muito significativo para mim, escrever a cartinha aos antepassados. Foi uma experiência maravilhosa que me fez muito bem. Com ela pude reconhecer o quanto meus antepassados viveram grandes sofrimentos. Principalmente minha mãe, que ficou órfã mito cedo e precisou cuidar dos irmãos e depois fez repetir esse padrão comigo.

Mas não guardei rancor ou mágoa, compreendi que ela estava muito cansada de cuidar dos irmãos, e quando chegou os filhos, ela preferiu ir trabalhar na roça e deixar os filhos por minha conta.

Depois de compreender isso, eu adquiri uma melhor visão de tudo que aconteceu e isso me trouxe um grande sentimento de pertença ao meu sistema. Mas sei que daqui para frente muita coisa pode ser diferente. Sou grata por tanto aprendizado e pela transformação que este estudo está trazendo para a minha vida.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.