“Arquétipo: indica a existência de determinadas formas na psique, que estão presentes em todo tempo e em todo lugar.” (Jung).
O presépio é um arquétipo presente em quase todos os cantos do nosso planeta. E tem tem como figuras parentais principais: PAI, MÃE E O FILHO.
E como estão estas três figuras dentro de você?
A vida se inicia com um pai (genitor) e uma mãe (genitora) é a materialização de nossa origem. Reagimos a estas figuras tanto na presença afetuosa como na ausência percebida e estão presentes em nosso DNA e em nossas memórias pessoais e transgeracionais.
NOSSA VIDA PASSOU POR ELES DO JEITO QUE PODE SER.
A mãe ou a função materna são os primeiros vínculos afetivos, cuidados pessoais, o primeiro campo emocional de vida e o primeiro referencial de vida. Representa a figura que gera, carrega no ventre, alimenta, acolhe e cuida. Sem esta figura a vida seria impossível de se prolongar e na ausência desta figura o destino sempre se encarrega de trazê-la na forma de outro ser (tia, madrinha, avó, cuidadora etc).
O pai ou a função paterna é o segundo referencial de vida, a possibilidade do desenvolvimento de maiores habilidades exploratórias e assim a representação do externo, da aventura, da direção.
A primeira grande conquista de nossas vidas é a CONCEPÇÃO, a união entre um homem e uma mulher - um pai e uma mãe. E é a primeira experiência de parceria entre o masculino e o feminino.
A segunda grande conquista é o NASCIMENTO.
A terceira grande conquista é ter o pai e a mãe dentro de si, ou seja, um OUTRO NASCIMENTO de paternizar e maternizar a si mesmo e olhar para si com o grande objetivo: “Eu____adulto(a) agora acolho e cuido da minha criança interior. Eu serei o pai e a mãe da minha criança e darei a ela o que necessita a partir de hoje. Eu darei todo o amor, acolhimento, alegria e…
Todo ano no dia 25 de dezembro revivemos o nascimento de Jesus na imagem do presépio e que possamos reviver a cada ano o nosso OUTRO NASCIMENTO na ação de acolher, acalentar, ouvir, cuidar de nossa criança interior e no objetivo de ir para vida, arriscar, trilhar novos caminhos e ser feliz.
Feliz Natal!