Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Catarina Branco
jun. 20 - 4 min de leitura
020


Com o conteúdo deste curso aprofundei os meus conhecimentos na área sistêmica, tomei mais conhecimento sobre mim e a minha história e adquiri conhecimentos e valências para poder intervir profissionalmente e de forma assertiva na área das constelações.

Já percebi muitos resultados, na minha forma de estar, graças à amplificação de tomada de consciência sobre quem somos, de onde viemos e o que deixaremos como legado para o nosso sistema.

Aprendi que não há atos isolados na nossa vida e que tudo traz uma consequência e que, nem sempre as nossas ações e dores ficam conosco, que atravessam séculos e milénios e que vão convidar outros do sistema a olhar para o que não foi visto e que precisa de vir à luz.

De igual modo agora sei que também recebemos dons dos nossos antepassados e que quanto mais e melhor semearmos mais beneficiaremos quem veio e quem virá depois de nós.

Tomei consciência que quando não há uma razão aparente para um sintoma ou bloqueio, na nossa vida, que há algo a pedir para ser visto, temos de olhar para a nossa história, para podermos integrar o que possivelmente estava excluído, desequilibrado ou desajustado e desse modo permitir que a vida possa seguir em frente.

Com todas esta ampliação de consciência, fui e continuarei ajustando os meus comportamentos, o meu sentir, quer na minha dimensão pessoal, quer profissional, colocando à serviço dos outros estas aprendizagens e desse modo também lhes facilitando um processo jornada próspera de cura e aprendizagem.

Profissionalmente tenho já colocado em ação, através de exercícios sistêmicos e na observação dos casos que chegam até mim, todos os ensinamentos adquiridos no curso, até em questões ligadas à somatização de doenças.

Considero, de igual modo, relevante ponderarmos pelo menos algumas considerações sobre a vida, tais como:

1 - Honrar nossos pais, pois, independente da sua conduta moral, eles nos deram a vida!

2 - Olhar para os nossos pais como pessoas comuns, com as suas dores e suas histórias, como também elementos que de algum modo estão “a serviço do sistema”, olhar com compaixão e entendimento, não julgar;

3- Perceber que quando nascemos já havia todo um contexto, um enredo a acontecer. Os pais não podem parar a vida para serem pais, têm de o ser com a bagagem que têm no momento, com as suas dores e desafios, logo, eles vão dar o que conseguem, eles só conseguem dar conta com o que lhes é possível.

Assim, podemos olhar para os nossos pais com mais entendimento, percebendo que nós idealizamos os pais perfeitos, mas eles são pessoas comuns. Ainda assim devemos reverenciar a perfeição de nos terem doado a vida e a melhor forma de agradecimento é honrar a vida que veio deles até nós, fazendo-a seguir em frente!

4 - Respeitar a Ordem, a lei da hierarquia, diminuirá o nosso “peso” e nos colocará no sítio certo, respeitando e reverenciando quem chegou antes, quem é maior, conferindo-lhes e percebendo a força que têm, por serem maiores;

5 - Ter muito presente a dinâmica do dar e receber, mantendo-a equilibrada, fazendo jus à lei do equilíbrio. Como disse Bert Hellinger: "O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes";

6 - Perceber, integrar, respeitar que todos fazem parte do nosso sistema (mesmo os não nascidos) e honrar e reverenciar todos, pois todos pertencem e só assim foi possível que a vida chegasse até nós.

Levando em consideração todas estas questões, recomendo este curso a todos e considero que se devia trabalhar a consciência sistêmica desde pequenos; deveria ser uma disciplina dada em contexto escolar, tal como a filosofia, pois assim seriam mais sementes plantadas para uma humanidade mais consciente e respeitosa.

Com o coração a transbordar de gratidão, digo que este curso está a transformar a minha vida, num todo! Sou-vos grata!  



Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.