Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AS "COISAS" DE DEUS

AS "COISAS" DE DEUS
Simone Belkis
abr. 30 - 4 min de leitura
000

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33.

Eu confesso que não sou uma assídua leitora da Bíblia, mas como fui criada em uma família católica, guardo algumas passagens que considero bem significativas. Quando era mais jovem, e tomei conhecimento delas, fiquei mais impressionada pela sua beleza e efeito do que por seus significados, uma vez que não tinha preparo para compreendê-las. 

Porém, foi passando os perrengues da vida que comecei a entendê-las. 

Mas, será que nós sabemos o verdadeiro sentido da frase citada acima? Eu não ousaria dizer que compreendo a fundo a "moral dessa história", mas passei a procurar encaixá-la na minha vida.

Deixo claro, antes de tudo, que essa é a minha visão, ninguém precisa concordar, embora possa adotá-la caso se identifique. Eu estou aprendendo o que chamaria de buscar o reino de Deus como sendo encontrar minha verdadeira origem, que é a de ser uma alma ou um ser espiritual vivendo uma experiência física.

Se buscarmos no Google uma explicação sobre essa passagem, encontraremos uma teoria dogmática sobre fazer a vontade de Deus, o que seja rezar, cultuá-lo como a um santo, pedir, implorar, fazer caridade, não pecar e etc. Isso pode funcionar para alguns.

Mas, a meu ver a questão de tudo isso é voltar à origem de ser uno com o Todo, entrar no silêncio do Divino e escutar-lhe a voz, o que chamamos de experiência religiosa e que foi vivida por Jesus, por Buda e tantos outros mestres, independente de suas crenças e religiões de origem.

E a justiça de Deus não seria mais que simplesmente não julgar e, tal como ele, perdoar nosso próximo? E mais, amá-lo sobre todas coisas e nosso próximo como a nós mesmos? Ou ainda, dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus?

Tudo bem que é bastante difícil desapegarmos da ideia de que não somos só esse frágil e gastável corpo, ainda mais quando nosso campo energético está mais embotado que pilha gasta.

E também fica difícil pensar em buscar o reino de Deus, quando as demais coisas não parecem estar sendo acrescentadas com a inflação comendo nosso dinheiro como uma draga gulosa?

Ou quando realizar sonhos se transforma em um constante pesadelo?

Ou amar passa a ser sinônimo de fraqueza?

É difícil para nós compreendermos o que realmente significa esse reino, porque  nos é invisível, porque julgamos que a felicidade é aquilo que é fácil e que nos cai do céu como o maná. Porque não acreditamos em nosso potencial e deixamos que pisoteiem nossa autoestima, como quem limpa os pés em um tapete velho. Porque não valorizamos nossos talentos e procuramos nos encaixar no reino de Mamon e suas Política e Mídia corruptoras. 

Enfim, parece tarefa árdua, senão impossível, buscar esse reino de Deus. Mas, em verdade, não é. É como: "Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará". Mateus 6.

Também essa passagem nada mais diz que: olha teu coração (teu quarto) e ora em secreto (ouve a voz interior) porque assim Deus falará contigo. Quantas vezes, em algum raro momento, veio até você uma luz, uma ideia, um alento? E quantas vezes, você deixou de ouvir?

Estar no reino de Deus é fácil, difícil é acreditar termos dignidade para tanto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.